Passar para o Conteúdo Principal Top
logótipo CMV
Perguntas Frequentes   Facebook Twitter Instagram Flickr Youtube ISSUU RSS feed
 

Município de Valongo comemora 180 Anos com muito orgulho na sua história

Notícias
Município de Valongo comemora 180 Anos com muito orgulho na sua história
29 Novembro 2016

As comemorações dos 180 anos do Município de Valongo tiveram início no dia 29 de novembro de 2016. A história deste Concelho foi recordada com muito orgulho e celebrada de forma marcante pelas centenas de pessoas que se associaram às celebrações do aniversário do Concelho.
As comemorações dos 180 Anos do Município de Valongo começaram bem cedo, às 7h30, com o toque festivo dos sinos em todas as freguesias do Concelho. Às 10h30, foram hasteadas as bandeiras na Câmara Municipal de Valongo, na presença da Esquadra de Cavalaria da GNR - Porto e ao Som da Banda de Música da PSP - Porto.
Seguiu-se o desfile com a Cavalaria, as Forças Segurança, a Vereação, a Comissão de Honra, as Associações Locais e a Fanfarra, até ao edifício dos antigos Paços do Concelho, atual Museu Municipal de Valongo. Aqui teve lugar uma encenação histórica a cargo da Associação Recreativa e Cultural Fora d´Horas, que teve como momento alto a saudação da Rainha D. Maria II, na varanda do Museu.
No interior do Museu Municipal teve lugar a Sessão Solene, que começou com a intervenção do Professor Doutor António Cândido de Oliveira, que abordou a importância da reforma administrativa de Passos Manuel no Portugal Moderno que permitiu a criação do concelho de Valongo, em 1836. "Portugal andou à frente nesta época em que também nasceu Valongo, um concelho pujante que atualmente está entre os maiores de Portugal", disse.
Seguiram-se as intervenções do Presidente da Assembleia Municipal de Valongo, Abílio Vilas Boas, e do Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, que enalteceram a identidade do Município e as suas logomarcas territoriais.
"Temos muitos motivos de orgulho para contar a história deste território. Os 180 anos constituem uma ocasião para promovermos o que de melhor sabemos fazer, privilegiando o nosso passado coletivo, as vivências, as tradições e a cultura, marcas que determinam o que somos hoje. É tempo de festejar o passado, o presente e o futuro de um espaço que liga uma comunidade, pelo que organizamos um programa de comemorações que pretende potenciar e congregar as coletividades, associações, comunidade educativa e todos os que se queiram juntar a esta caminhada, com esperança no futuro", considerou José Manuel Ribeiro. O autarca referiu ainda que, ao longo de um ano, serão realizadas várias iniciativas para assinalar a importância desta efeméride, procurando registar de forma marcante e digna a passagem deste tempo que conferiu individualidade autárquica e reforçou a identidade deste território com quase 100 mil habitantes que agrega as cidades de Alfena, Ermesinde e Valongo e as vilas de Campo e Sobrado.
O programa do dia 29 terminou com a apresentação peça comemorativa dos 180 Anos da autoria de Lino Moreira e com a distinção de cada elemento da Comissão de Honra com a colocação da insígnia comemorativa.
A Comissão de Honra é constituída por todos os atuais e antigos presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal e também das Juntas e das Assembleias de Freguesia do Município de Valongo, que aceitem associar-se às comemorações.
As comemorações dos 180 anos do Município de Valongo prosseguem até novembro de 2017. Entre outras iniciativas, o programa inclui lançamento de livros, colocação de novas placas toponímicas, inauguração de monumentos, concertos, recriações históricas e exposições temáticas alusivas às logomarcas de Valongo: Serras e Rios, Regueifa e Biscoito, Ardósia, Bugios e Mourisqueiros, Brinquedo Tradicional e Património Religioso.

Clique aqui para ver o álbum de fotografias no facebook.

#Valongo180Anos