Autarquia promove ações para prevenir incêndios

Autarquia promove ações para prevenir incêndios
12 Dezembro 2016

Os Serviços Municipais de Proteção Civil e Proteção da Floresta da Câmara Municipal de Valongo já estão a desenvolver esforços para prevenir e/ou minimizar o impacto dos incêndios florestais.
As ações de fogo controlado tiveram início no dia 7 de dezembro, na Serra de santa Justa, na zona da Azenha (às Águas Férreas).

Esta primeira ação decorreu de acordo com o previsto. Foi consumida mais de 90% da área da parcela, pelo que o objetivo desta ação foi cumprido - eliminar a carga a excessiva combustível e criar descontinuidade a um eventual incêndio de verão.
Não obstante, os trabalhos previstos naquela zona não estão ainda terminados. Falta ainda gerir o combustível de mais duas parcelas - com recurso ao uso do fogo e com gestão moto-manual - para garantir a criação da zona segura inicialmente planeada.