Valongo conquista Bandeira Verde ECOXXI

Valongo conquista Bandeira Verde ECOXXI
14 Dezembro 2016

Na primeira vez em que apresentou a sua candidatura, Valongo alcançou o galardão Bandeira ECOXXI com o índice de 60%. Trata-se de um importante reconhecimento da qualidade do desempenho do Município na adoção de boas práticas municipais com base nos princípios da sustentabilidade.
O ECOXXI é um Programa de educação para a sustentabilidade, implementado em Portugal desde 2005 pela ABAE-Associação Bandeira Azul da Europa. Dirige-se principalmente aos técnicos e decisores dos municípios considerados agentes privilegiados de promoção do desenvolvimento sustentável a nível local. Neste sentido, o programa em apreço apresenta-se como uma ferramenta de gestão para os decisores locais.
Considerando que o Programa ECOXXI constitui um desafio para o futuro, no dia que a Bandeira ECOXXI foi hasteada nos Paços do Concelho, o Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, e técnicos das diversas áreas de intervenção reuniram-se no Museu Municipal de Valongo para fazer um balanço e preparar a candidatura à próxima edição do concurso. O autarca salientou a importância das análises comparativas, o trabalho de equipa e a "coragem de aceitarmos ser submetidos à avaliação para que possamos melhorar".
A Cerimónia de Divulgação dos Resultados ECOXXI 2016 que distinguiu 43 municípios com a bandeira verde ECOXXI teve lugar em Coimbra, no dia 25 de novembro.
A Bandeira Verde (Bandeira Eco XXI) é atribuída a todos os municípios cujo índice global é igual ou superior a 50 %.