Passar para o Conteúdo Principal Top
logótipo CMV
Perguntas Frequentes   Facebook Twitter Instagram Flickr Youtube ISSUU RSS feed
 

Valongo conquista Bandeira Verde ECOXXI

Notícias
Valongo conquista Bandeira Verde ECOXXI
14 Dezembro 2016

Na primeira vez em que apresentou a sua candidatura, Valongo alcançou o galardão Bandeira ECOXXI com o índice de 60%. Trata-se de um importante reconhecimento da qualidade do desempenho do Município na adoção de boas práticas municipais com base nos princípios da sustentabilidade.
O ECOXXI é um Programa de educação para a sustentabilidade, implementado em Portugal desde 2005 pela ABAE-Associação Bandeira Azul da Europa. Dirige-se principalmente aos técnicos e decisores dos municípios considerados agentes privilegiados de promoção do desenvolvimento sustentável a nível local. Neste sentido, o programa em apreço apresenta-se como uma ferramenta de gestão para os decisores locais.
Considerando que o Programa ECOXXI constitui um desafio para o futuro, no dia que a Bandeira ECOXXI foi hasteada nos Paços do Concelho, o Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, e técnicos das diversas áreas de intervenção reuniram-se no Museu Municipal de Valongo para fazer um balanço e preparar a candidatura à próxima edição do concurso. O autarca salientou a importância das análises comparativas, o trabalho de equipa e a "coragem de aceitarmos ser submetidos à avaliação para que possamos melhorar".
A Cerimónia de Divulgação dos Resultados ECOXXI 2016 que distinguiu 43 municípios com a bandeira verde ECOXXI teve lugar em Coimbra, no dia 25 de novembro.
A Bandeira Verde (Bandeira Eco XXI) é atribuída a todos os municípios cujo índice global é igual ou superior a 50 %.