Passar para o Conteúdo Principal Top
logótipo CMV
Perguntas Frequentes   Facebook Twitter Instagram Flickr Youtube ISSUU RSS feed
 

Valongo é o Município mais transparente da Área Metropolitana do Porto

Notícias
Valongo é o Município mais transparente da Área Metropolitana do Porto
08 Fevereiro 2017

Em 8.º lugar, Valongo é o Município da Área Metropolitana e de todo o distrito do Porto mais bem posicionado no Índice de Transparência Municipal 2016 (ITM). “Estamos no Top 10 e a trabalhar para sermos primeiros! Agradeço a todos os que nos acompanharam nesta caminhada e que contribuíram para alcançarmos estes resultados tão positivos”, congratula-se o Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro.

Com uma pontuação de 96,29 em 100 possíveis, o Concelho de Valongo subiu mais seis posições, consolidando assim a posição de liderança na AMP que já tinha conquistado em 2015, ano em que registou uma subida de 110 lugares no ranking nacional da Transparência e Integridade – Associação Cívica (TIAC).

“Valongo está a mudar. Estes resultados comprovam o sucesso dos nossos esforços para promover o rigor e a transparência das contas públicas e de tudo o que fazemos! Vamos continuar a investir numa comunidade mais esclarecida e participativa, pois acreditamos que os cidadãos com mais poder são os melhores aliados de uma gestão de boas contas, atenta, rigorosa e transparente”, salienta o autarca.

Além do Portal do Município, onde se destaca o separador «Saiba Quanto Custou», a autarquia promove diversas iniciativas âmbito do projeto global «Comunidade Mais Esclarecida, Comunidade Mais Participativa», designadamente a Semana da Prestação de Contas, o Boletim Municipal com um espaço de opinião para todas as forças políticas representadas na Assembleia Municipal, a Semana Europeia da Democracia Local e o Orçamento Participativo Jovem de Valongo. O lançamento do livro Manual Breve de Cidadania Local e a renovação do Portal do Município precisamente para aumentar a sua transparência e facilitar o acesso à informação são as duas medidas mais recentes realizadas no âmbito deste projeto de promoção de uma cidadania ativa e plena.