Passar para o Conteúdo Principal Top
logótipo CMV
Perguntas Frequentes   Facebook Twitter Instagram Flickr Youtube ISSUU RSS feed
 

«Manual Breve de Cidadania Local» distribuído aos alunos do ensino secundário em Valongo

Notícias
«Manual Breve de Cidadania Local» distribuído aos alunos do ensino secundário em Valongo
09 Fevereiro 2017

O «Manual Breve de Cidadania Local» começou hoje a ser distribuído aos alunos que frequentam o ensino secundário nas escolas públicas e privadas do concelho de Valongo. O Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, fez questão de estar presente no início da distribuição desta “ferramenta de autonomia”, numa iniciativa que surpreendeu pela positiva a comunidade escolar na Escola Secundária de Valongo.

"Este «Manual Breve de Cidadania Local» é mais uma ferramenta e um passo decisivo no empoderamento dos cidadãos, tendo em vista a formação de uma Comunidade mais plena e mais democrática", refere José Manuel Ribeiro, no prefácio desta edição que também está disponível gratuitamente para toda a população, podendo ser descarregada a partir do portal de Internet da Autarquia em www.cm-valongo.pt.

"Acreditamos que uma comunidade mais esclarecida é uma comunidade mais autónoma. Por isso, apostamos na formação de "Super Cidadãos" que consigam compreender de forma crítica e entusiasmada, sem dependerem de terceiros, os problemas e, dessa forma, serem mais participativos na gestão local, quer pública quer das instituições que integram o tecido socioeconómico local, metropolitano, nacional e europeu", considera o autarca, que partilhou com dezenas de estudantes a preocupação com a ameaça do populismo impulsionada pela desconfiança crescente das populações em relação à administração a que se junta um perigoso desconhecimento sobre como funciona o poder local.

Editado pela Câmara Municipal de Valongo, o «Manual Breve de Cidadania Local» foi lançado em dezembro de 2016, no decorrer das comemorações dos 180 anos do Município de Valongo. Com coordenação editorial do Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, textos da autoria do Professor António Cândido de Oliveira e as ilustrações do Arquiteto Telmo Quadros, este livro com uma linguagem simples e apelativa tem por finalidade apresentar noções básicas de cidadania a nível local, dedicando especial atenção aos municípios e freguesias.

A edição do «Manual Breve de Cidadania Local» insere-se num projeto global de promoção da cidadania e da participação cívica designado por «Comunidade Mais Esclarecida, Comunidade Mais Participativa», que inclui diversas iniciativas, designadamente a Semana da Prestação de Contas, o Boletim Municipal com um espaço de opinião para todas as forças políticas representadas na Assembleia Municipal, a Semana Europeia da Democracia Local e o Orçamento Participativo Jovem de Valongo. A renovação do Portal do Município precisamente para aumentar a sua transparência e facilitar o acesso à informação é a medida mais recente, realizada no âmbito deste projeto de promoção de uma cidadania ativa e plena.