Passar para o Conteúdo Principal Top
logótipo CMV
Perguntas Frequentes   Facebook Twitter Instagram Flickr Youtube ISSUU RSS feed
 

Compostagem caseira supera expetativas

Notícias
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
18 Fevereiro 2017

Terminou em Alfena o mais recente ciclo de cursos de compostagem caseira «Terra a Terra», promovidos pelo Município de Valongo em parceria com a Lipor. No dia 18 de fevereiro, foram entregues no Centro Cultural de Alfena cerca de 60 compostores aos formandos que vão passar a ter em casa um excelente fertilizante natural para a horta ou para o jardim, reduzindo desta forma a quantidade de lixo produzido.

No que respeita à compostagem caseira, o Município de Valongo já ultrapassou as metas do PAPERSU – Valongo (Plano de Ação para obtenção dos objetivos traçados no PERSU 2020 - Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos). Já foram entregues mais de 1350 compostores no Município de Valongo, o primeiro do universo Lipor a superar as metas estabelecidas para a compostagem caseira até 2020.

Mesmo com os objetivos superados, o Município de Valongo continua a apostar na compostagem caseira como parte integrante da estratégia de mudança de comportamentos, que passa também pelo aumento da reciclagem de materiais que ainda são indevidamente enviados para queimar na central incineradora, como o vidro, o plástico e o papel, pois só diminuindo a produção de lixo indiferenciado será possível criar condições para se baixarem os custos do sistema de tratamento dos resíduos.