Projeto «Atos de Intervenção» aborda integração de Refugiados

Projeto «Atos de Intervenção» aborda integração de Refugiados
03 Março 2017

A Câmara Municipal de Valongo tem vindo a operacionalizar o projeto “Atos de Intervenção” que usa a ação teatral como ponto de partida para a prática educativa e para a promoção dos direitos humanos. Em 2017 o tema abordado é a Integração de Refugiados. Em parceria com a associação «Cabeças no Ar e Pés na Terra», no dia 3 de março estreou no Fórum Cultural de Ermesinde a peça «FOGE», a partir de testemunhos reais de refugiados, com encenação de Hugo Sousa e interpretação de Ana Rita Pinto, Bernardo Santo Tirso Ribeiro, Diana Barnabé e Paulo Freitas.

O tema da Integração dos Refugiados foi selecionado por causa da grave situação de emergência humanitária que se vive quer às portas da Europa quer nos territórios nacionais. Desde 2015 que a migração de refugiados atingiu níveis alarmantes, tendo captado a atenção dos Média e a atenção política da Europa. Como resultado da guerra, desigualdades económicas e sociais e discriminação, as pessoas têm sido obrigadas a fugir das suas casas e países na procura de uma vida mais segura.

Durante o projeto Atos de Intervenção, são explorados diferentes assuntos relacionados com a Educação para os Direitos Humanos tendo por fim a criação de uma cultura de aceitação da diversidade e pluralismo.

Além de contribuir para o processo de educação para os direitos humanos de alunos e alunas do concelho através da formação neste âmbito, o projeto «Atos de Intervenção» tem como objetivos promover a desconstrução de estereótipos, contribuir para a eliminação da discriminação e fomentar uma cidadania ativa e inclusiva. Esta iniciativa dirigida aos alunos das escolas do 3.º ciclo e ensino secundário permite ainda experimentar linguagens teatrais direcionadas a contextos comunitários, aprofundando o trabalho de profissionais de teatro ao nível do desenvolvimento social e comunitário.