Passar para o Conteúdo Principal Top
logótipo CMV
Perguntas Frequentes   Facebook Twitter Instagram Flickr Youtube ISSUU RSS feed
 

Projeto «Atos de Intervenção» aborda integração de Refugiados

Notícias
Projeto «Atos de Intervenção» aborda integração de Refugiados
03 Março 2017

A Câmara Municipal de Valongo tem vindo a operacionalizar o projeto “Atos de Intervenção” que usa a ação teatral como ponto de partida para a prática educativa e para a promoção dos direitos humanos. Em 2017 o tema abordado é a Integração de Refugiados. Em parceria com a associação «Cabeças no Ar e Pés na Terra», no dia 3 de março estreou no Fórum Cultural de Ermesinde a peça «FOGE», a partir de testemunhos reais de refugiados, com encenação de Hugo Sousa e interpretação de Ana Rita Pinto, Bernardo Santo Tirso Ribeiro, Diana Barnabé e Paulo Freitas.

O tema da Integração dos Refugiados foi selecionado por causa da grave situação de emergência humanitária que se vive quer às portas da Europa quer nos territórios nacionais. Desde 2015 que a migração de refugiados atingiu níveis alarmantes, tendo captado a atenção dos Média e a atenção política da Europa. Como resultado da guerra, desigualdades económicas e sociais e discriminação, as pessoas têm sido obrigadas a fugir das suas casas e países na procura de uma vida mais segura.

Durante o projeto Atos de Intervenção, são explorados diferentes assuntos relacionados com a Educação para os Direitos Humanos tendo por fim a criação de uma cultura de aceitação da diversidade e pluralismo.

Além de contribuir para o processo de educação para os direitos humanos de alunos e alunas do concelho através da formação neste âmbito, o projeto «Atos de Intervenção» tem como objetivos promover a desconstrução de estereótipos, contribuir para a eliminação da discriminação e fomentar uma cidadania ativa e inclusiva. Esta iniciativa dirigida aos alunos das escolas do 3.º ciclo e ensino secundário permite ainda experimentar linguagens teatrais direcionadas a contextos comunitários, aprofundando o trabalho de profissionais de teatro ao nível do desenvolvimento social e comunitário.