Festas Felizes no Município de Valongo

Festas Felizes no Município de Valongo
05 Dezembro 2017

O espírito da quadra natalícia está de regresso ao concelho de Valongo. São várias as iniciativas promovidas pelo Município e com o envolvimento da comunidade, destacando-se as Aldeias de Natal, o ciclo de concertos de Natal/Reis e as exposições patentes no Museu Municipal de Valongo e no Centro de Documentação da Bugiada e Mouriscada.

A «Aldeia de Natal» realiza-se de 8 a 10 de dezembro, no Parque Radical de Valongo, e de 16 a 23 de dezembro no Parque Urbano de Ermesinde. A abertura oficial realiza-se às 15h00, no dia 8, em Valongo, e no dia 16, em Ermesinde. Com entrada é gratuita, a iniciativa Aldeia de Natal visa celebrar esta quadra festiva com toda a sua magia, promovendo a alegria, o convívio, a solidariedade, o empreendedorismo social, a entreajuda, o conhecimento, a partilha, demais valores associados à amizade, com uma forte vertente de inovação e criatividade. A «Aldeia de Natal» inclui casinhas mágicas dinamizadas pelas associações locais com contos de encantar, um presépio vivo, a Casa do Pai Natal, jogos tradicionais, gastronomia típica, venda de artesanato e muita animação específica para o público infantil (carrossel, insufláveis, canhão de neve, etc.).

Este ano, na programação cultural da quadra natalícia destaca-se também o Ciclo de Concertos de Natal/Reis dinamizados pela Câmara Municipal de Valongo em parceria com o Orfeão da Associação Académica e Cultural de Ermesinde e a Banda Musical de S. Martinho de Campo, com o apoio das paróquias de Alfena, Campo, Ermesinde, Sobrado e Valongo.

Entretanto, está patente ao público a tradicional Exposição e Venda de Presépios do Município de Valongo. A mostra pode ser visitada até ao dia 5 de janeiro de 2018, no Museu Municipal de Valongo, que além do horário habitual (segunda a sexta-feira das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30) estará também aberto nos domingos de 3, 10 e 17 de dezembro, entre as 15h00 e as 18h00, com trabalho ao vivo de artesãos do concelho. Estão expostos mais de 500 presépios nos mais variados formatos, cores e materiais (ferro, cerâmica, lousa, crochê, etc.) pertencentes a colecionadores e artesãos do concelho de Valongo.

Nesta época natalícia, o Centro de Documentação da Bugiada e Mouriscada, em Sobrado, leva a efeito a sua habitual "Montra de Natal", que estará patente até 8 janeiro do próximo ano. A mesma tem como objetivo a exibição e venda de objetos de arte, artesanato e merchandising alusivos à temática da festa de S. João de Sobrado, potenciando uma produção local, associada com a referida tradição cultural, que se pretende valorizar e dar a conhecer. A par da venda de Natal estará patente, igualmente no CDBM, a exposição "Edifícios Religiosos de Sobrado em Maquete", onde são mostrados trabalhos da autoria do sobradense Joaquim Rocha. O certame destina-se ao público em geral e tem entrada gratuita. O horário será nos dias úteis entre as 14h00 e as 17h30. No período da manhã, dos referidos dias úteis, a visita entre as 9h00 e as 12h30 será sob marcação prévia.
À semelhança dos anos anteriores, o Município de Valongo vai também iluminar os principais edifícios do concelho e colocar estruturas luminosas com desejos de Boas Festas em cada uma das cinco freguesias: Alfena, Campo, Ermesinde, Sobrado e Valongo, num investimento que não ultrapassa os 2.500€.