Passar para o Conteúdo Principal Top
logótipo CMV
Perguntas Frequentes   Facebook Twitter Instagram Flickr Youtube ISSUU RSS feed
 

Festas Felizes no Município de Valongo

Notícias
Festas Felizes no Município de Valongo
image title
05 Dezembro 2017

O espírito da quadra natalícia está de regresso ao concelho de Valongo. São várias as iniciativas promovidas pelo Município e com o envolvimento da comunidade, destacando-se as Aldeias de Natal, o ciclo de concertos de Natal/Reis e as exposições patentes no Museu Municipal de Valongo e no Centro de Documentação da Bugiada e Mouriscada.

A «Aldeia de Natal» realiza-se de 8 a 10 de dezembro, no Parque Radical de Valongo, e de 16 a 23 de dezembro no Parque Urbano de Ermesinde. A abertura oficial realiza-se às 15h00, no dia 8, em Valongo, e no dia 16, em Ermesinde. Com entrada é gratuita, a iniciativa Aldeia de Natal visa celebrar esta quadra festiva com toda a sua magia, promovendo a alegria, o convívio, a solidariedade, o empreendedorismo social, a entreajuda, o conhecimento, a partilha, demais valores associados à amizade, com uma forte vertente de inovação e criatividade. A «Aldeia de Natal» inclui casinhas mágicas dinamizadas pelas associações locais com contos de encantar, um presépio vivo, a Casa do Pai Natal, jogos tradicionais, gastronomia típica, venda de artesanato e muita animação específica para o público infantil (carrossel, insufláveis, canhão de neve, etc.).

Este ano, na programação cultural da quadra natalícia destaca-se também o Ciclo de Concertos de Natal/Reis dinamizados pela Câmara Municipal de Valongo em parceria com o Orfeão da Associação Académica e Cultural de Ermesinde e a Banda Musical de S. Martinho de Campo, com o apoio das paróquias de Alfena, Campo, Ermesinde, Sobrado e Valongo.

Entretanto, está patente ao público a tradicional Exposição e Venda de Presépios do Município de Valongo. A mostra pode ser visitada até ao dia 5 de janeiro de 2018, no Museu Municipal de Valongo, que além do horário habitual (segunda a sexta-feira das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30) estará também aberto nos domingos de 3, 10 e 17 de dezembro, entre as 15h00 e as 18h00, com trabalho ao vivo de artesãos do concelho. Estão expostos mais de 500 presépios nos mais variados formatos, cores e materiais (ferro, cerâmica, lousa, crochê, etc.) pertencentes a colecionadores e artesãos do concelho de Valongo.

Nesta época natalícia, o Centro de Documentação da Bugiada e Mouriscada, em Sobrado, leva a efeito a sua habitual "Montra de Natal", que estará patente até 8 janeiro do próximo ano. A mesma tem como objetivo a exibição e venda de objetos de arte, artesanato e merchandising alusivos à temática da festa de S. João de Sobrado, potenciando uma produção local, associada com a referida tradição cultural, que se pretende valorizar e dar a conhecer. A par da venda de Natal estará patente, igualmente no CDBM, a exposição "Edifícios Religiosos de Sobrado em Maquete", onde são mostrados trabalhos da autoria do sobradense Joaquim Rocha. O certame destina-se ao público em geral e tem entrada gratuita. O horário será nos dias úteis entre as 14h00 e as 17h30. No período da manhã, dos referidos dias úteis, a visita entre as 9h00 e as 12h30 será sob marcação prévia.
À semelhança dos anos anteriores, o Município de Valongo vai também iluminar os principais edifícios do concelho e colocar estruturas luminosas com desejos de Boas Festas em cada uma das cinco freguesias: Alfena, Campo, Ermesinde, Sobrado e Valongo, num investimento que não ultrapassa os 2.500€.