Passar para o Conteúdo Principal Top
logótipo CMV
Perguntas Frequentes   Facebook Twitter Instagram Flickr Youtube ISSUU RSS feed
 

Município de Valongo distinguido com Selo Europeu de Boa Governança pelo Conselho da Europa

Notícias
Município de Valongo distinguido com Selo Europeu de Boa Governança pelo Conselho da Europa
12 Dezembro 2017

O Município de Valongo conquistou o Selo Europeu de Boa Governança (ELoGE – European Label of Governance Excellence), uma distinção de excelência atribuída pela primeira vez pelo Conselho da Europa. O ELoGE é representado por um dodecaedro de cristal com os 12 princípios da Boa Governação a nível local gravados nas suas faces.
Os 12 Princípios foram consagrados na Estratégia de Inovação e Boa Governação a nível local, aprovada pelo Comitê de Ministros do Conselho da Europa em 2008. Abrangem questões como a transparência, a boa gestão financeira, a prestação de contas, a conduta ética, o Estado de Direito, a eficiência e a eficácia, a inovação e abertura à mudança, direitos humanos, diversidade cultural e coesão social.
No âmbito deste projeto piloto promovido pelo Conselho da Europa, os municípios foram contactados e desafiados a participar através de agências nacionais. No caso português, o convite chegou através da ATAM – Associação dos Trabalhadores da Administração Local.
De todos os municípios interessados a nível europeu só 15 chegaram ao fim. Destes, apenas sete receberam o selo ELoGE. Valongo ficou classificado em segundo lugar com 3,49 pontos. O Selo Europeu de Boa Governança foi também atribuído aos seguintes municípios: Parets del Vallès - Espanha com 3,51 pontos; Naxxar - Malta com 3,25 pontos; Águeda - Portugal com 3,24 pontos; Ta’ Giorni - Malta com 3,15 pontos; Cork - Irlanda com 3,14 pontos e Limerick - Irlanda com 3,04 pontos.
Os prémios foram atribuídos em Madrid, no passado fim-de-semana, no âmbito da Conferência Internacional destinada a promover o ELoGE – European Label of Governance’ Excellence. Os sete municípios galardoados assumem agora a responsabilidade de serem uma referência para os seus pares no que respeita à implementação de boas práticas de governação local e de serviço público à comunidade.

IMG-20171207-WA0007

IMG-20171207-WA0005