Campeonato de Portugal de Trial 4x4 arranca em Valongo

Campeonato de Portugal de Trial 4x4 arranca em Valongo
12 Fevereiro 2018

O Salão Nobre da Câmara Municipal de Valongo encheu para a apresentação oficial do Campeonato de Portugal de Trial 4x4 (CPT4x4).

Como já vendo sendo hábito, a apresentação oficial da competição foi feita no concelho de Valongo e a autarquia não podia estar mais satisfeita com o retorno desta aposta, como afirmou Paulo Esteves Ferreira, vereador do Desporto da Câmara Municipal de Valongo: “fazemos questão que a apresentação seja aqui porque para nós é muito importante receber esta prova, principalmente este ano que está sob o comando da FPAK e a prova vai subir de nível. Para nós é muito importante que a apresentação seja cá e que a primeira prova seja também aqui”.

Em 2018 a competição passa a estar sob a égide da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting: “a FPAK existe para regular o desporto automóvel, esta modalidade não era tutelada pela FPAK e achamos que é bom para os concorrentes, é bom para os clubes e é bom para a modalidade no geral que esteja sob a égide da FPAK e estamos muito motivados para que se faça um bom CPT 4x4”, explicou Ni Amorim, presidente da FPAK, em declarações à margem da apresentação oficial da competição.

Antero Bessa, promotor do CPT4x4, também está confiante de que esta mudança trará um impacto e desenvolvimento muito positivo para o trial 4x4: “vai ser o início de um novo ciclo. Acho que vamos ser mais competitivos, vamos ter organizações muito mais fortes e vamos ser ajudados por esta Federação em termos de regulamentos e regras que é necessário que existam nas competições”.

Na apresentação oficial da época 2018, na Câmara Municipal de Valongo, foram lançadas algumas novidades da nova época e apresentado o calendário desportivo. Há 5 provas que transitam da época passada (Valongo, Mação, Ourém, Bragança e Paredes) e a estreia de uma localidade: Reguengos de Monsaraz. O Trial Voz Reguengos (TVR) junta-se assim a esta aventura: “estamos mobilizadíssimos para esta competição. Fomos convidados a estender o campeonato mais a sul, achámos a ideia engraçada e estamos preparados para o que der e vier”, explicou o presidente do TVR, António Medinas.

A tradição mantém-se: o CPT 4x4 arranca a 25 de março, em Valongo, mas este ano numa organização do Clube Aventura do Minho (CAMI): “julgo que esta transição para o CPT4x4 é excecional, não só pela mediatização mas também pelo salto qualitativo que o campeonato vai dar em termos organizativos (…) todos estes pilotos vão ser verdadeiramente considerados pilotos e não de modalidades de segundas escolhas”, afirmou Nuno Loureiro, presidente do CAMI.

Estão assim lançados os dados para um grande campeonato em 2018. A arranque está agendado para 25 de março, no concelho de Valongo, sob os comandos da FPAK e do CAMI.

Calendário desportivo para 2018:
25 março: CPT 4x4 Valongo
15 abril: CNTrial 4x4 Reguengos de Monsaraz