Passar para o Conteúdo Principal Top
logótipo CMV
Perguntas Frequentes   Facebook Twitter Instagram Flickr Youtube ISSUU RSS feed
 

Campeonato de Portugal de Trial 4x4 arranca em Valongo

Notícias
Campeonato de Portugal de Trial 4x4 arranca em Valongo
image title
image title
12 Fevereiro 2018

O Salão Nobre da Câmara Municipal de Valongo encheu para a apresentação oficial do Campeonato de Portugal de Trial 4x4 (CPT4x4).

Como já vendo sendo hábito, a apresentação oficial da competição foi feita no concelho de Valongo e a autarquia não podia estar mais satisfeita com o retorno desta aposta, como afirmou Paulo Esteves Ferreira, vereador do Desporto da Câmara Municipal de Valongo: “fazemos questão que a apresentação seja aqui porque para nós é muito importante receber esta prova, principalmente este ano que está sob o comando da FPAK e a prova vai subir de nível. Para nós é muito importante que a apresentação seja cá e que a primeira prova seja também aqui”.

Em 2018 a competição passa a estar sob a égide da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting: “a FPAK existe para regular o desporto automóvel, esta modalidade não era tutelada pela FPAK e achamos que é bom para os concorrentes, é bom para os clubes e é bom para a modalidade no geral que esteja sob a égide da FPAK e estamos muito motivados para que se faça um bom CPT 4x4”, explicou Ni Amorim, presidente da FPAK, em declarações à margem da apresentação oficial da competição.

Antero Bessa, promotor do CPT4x4, também está confiante de que esta mudança trará um impacto e desenvolvimento muito positivo para o trial 4x4: “vai ser o início de um novo ciclo. Acho que vamos ser mais competitivos, vamos ter organizações muito mais fortes e vamos ser ajudados por esta Federação em termos de regulamentos e regras que é necessário que existam nas competições”.

Na apresentação oficial da época 2018, na Câmara Municipal de Valongo, foram lançadas algumas novidades da nova época e apresentado o calendário desportivo. Há 5 provas que transitam da época passada (Valongo, Mação, Ourém, Bragança e Paredes) e a estreia de uma localidade: Reguengos de Monsaraz. O Trial Voz Reguengos (TVR) junta-se assim a esta aventura: “estamos mobilizadíssimos para esta competição. Fomos convidados a estender o campeonato mais a sul, achámos a ideia engraçada e estamos preparados para o que der e vier”, explicou o presidente do TVR, António Medinas.

A tradição mantém-se: o CPT 4x4 arranca a 25 de março, em Valongo, mas este ano numa organização do Clube Aventura do Minho (CAMI): “julgo que esta transição para o CPT4x4 é excecional, não só pela mediatização mas também pelo salto qualitativo que o campeonato vai dar em termos organizativos (…) todos estes pilotos vão ser verdadeiramente considerados pilotos e não de modalidades de segundas escolhas”, afirmou Nuno Loureiro, presidente do CAMI.

Estão assim lançados os dados para um grande campeonato em 2018. A arranque está agendado para 25 de março, no concelho de Valongo, sob os comandos da FPAK e do CAMI.

Calendário desportivo para 2018:
25 março: CPT 4x4 Valongo
15 abril: CNTrial 4x4 Reguengos de Monsaraz
3 junho: CNTrial 4x4 Mação
1 julho: CPT 4x4 Ourém
5 agosto: CPT4x4 Bragança
15 outubro: CPT 4x4