Passar para o Conteúdo Principal Top
logótipo CMV
Perguntas Frequentes   Facebook Twitter Instagram Flickr Youtube ISSUU RSS feed
 

Crianças de Sobrado dinamizam oficinas decorativas para consolidar tradição da Bugiada e Mouriscada

Notícias
Crianças de Sobrado dinamizam oficinas decorativas para consolidar tradição da Bugiada e Mouriscada
IMG_7706
IMG_7698
IMG_7719
IMG_7710
IMG_7661
21 Fevereiro 2018

Centenas de crianças das escolas de Sobrado vão dinamizar Oficinas de Artes Decorativas São Joaninas, que terão como primeiro objetivo consolidar a importância da festa da Bugiada e Mouriscada na cultura tradicional concelhia.
Barretinas, manjericos, cordões, bandeirolas, flores, chapéus de Bugio e os outros elementos construídos nestas oficinas e que retratem fielmente a temática serão depois utilizados para decorar ruas e edifícios da Vila de Sobrado durante o mês de junho.
O protocolo de colaboração entre o Município de Valongo, a Associação Organizadora Casa do Bugio e das Festas de S. João de Sobrado e o Agrupamento de Escolas de Valongo foi assinado no dia 21 de fevereiro.
A Bugiada e Mouriscada é uma festa que se destaca pela sua originalidade, quer a nível nacional quer internacional. Realiza-se em Sobrado, todos os anos, no dia 24 de Junho, dia de S. João, envolvendo centenas de participantes, que recriam uma luta entre Bugios (cristãos) e Mourisqueiros (mouros) pela posse da imagem milagrosa de S. João Batista. A vila de Sobrado enche-se de alegria, colorido e paixão. A Procissão, a Dança da Entrada, a Prisão do Velho e a salvação deste com o aparecimento da Serpe são os momentos altos desta festividade única no mundo.