Passar para o Conteúdo Principal Top
logótipo CMV
Perguntas Frequentes   Facebook Twitter Instagram Flickr Youtube ISSUU RSS feed
 

Crianças de Sobrado dinamizam oficinas decorativas para consolidar tradição da Bugiada e Mouriscada

Notícias
Crianças de Sobrado dinamizam oficinas decorativas para consolidar tradição da Bugiada e Mouriscada
image title
image title
image title
image title
image title
21 Fevereiro 2018

Centenas de crianças das escolas de Sobrado vão dinamizar Oficinas de Artes Decorativas São Joaninas, que terão como primeiro objetivo consolidar a importância da festa da Bugiada e Mouriscada na cultura tradicional concelhia.
Barretinas, manjericos, cordões, bandeirolas, flores, chapéus de Bugio e os outros elementos construídos nestas oficinas e que retratem fielmente a temática serão depois utilizados para decorar ruas e edifícios da Vila de Sobrado durante o mês de junho.
O protocolo de colaboração entre o Município de Valongo, a Associação Organizadora Casa do Bugio e das Festas de S. João de Sobrado e o Agrupamento de Escolas de Valongo foi assinado no dia 21 de fevereiro.
A Bugiada e Mouriscada é uma festa que se destaca pela sua originalidade, quer a nível nacional quer internacional. Realiza-se em Sobrado, todos os anos, no dia 24 de Junho, dia de S. João, envolvendo centenas de participantes, que recriam uma luta entre Bugios (cristãos) e Mourisqueiros (mouros) pela posse da imagem milagrosa de S. João Batista. A vila de Sobrado enche-se de alegria, colorido e paixão. A Procissão, a Dança da Entrada, a Prisão do Velho e a salvação deste com o aparecimento da Serpe são os momentos altos desta festividade única no mundo.