Inaugurado Centro de Trail Running de Valongo

Inaugurado Centro de Trail Running de Valongo
19 Março 2018

O Centro de Trail Running de Valongo, o primeiro a ser implementado na Área Metropolitana do Porto e o único do país preparado para utilização noturna, foi oficialmente inaugurado no dia 18 de março. O Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, e o Secretário de Estado do Desporto, João Paulo Rebelo, descerraram a placa inaugural, no Parque da Cidade de Valongo, e visitaram partes de percursos, onde também estavam a correr ou a caminhar as centenas de atletas inscritos nas várias provas dos Trilhos do Paleozoico, um dos mais carismáticos eventos de trail running do país e que é também a primeira competição de 2018 a integrar o Circuito Trilhos de Valongo. O Centro de Trail Running de Valongo terá como centro nevrálgico o Parque da Cidade de Valongo, local que dá acesso ao Corredor Ecológico e às Serras de Santa Justa e Pias que integram o Parque das Serras do Porto. Nesta infraestrutura, os praticantes de trail terão acesso a balneários e outras estruturas de apoio capazes de proporcionar as melhores condições de segurança e conforto possíveis numa corrida de montanha. A rede de percursos totaliza 90 km de trilhos, com quatro percursos homologados pela Associação Portuguesa de Trail Running e desenhados para assegurar vários níveis de dificuldade: Trilho do rio Ferreira (10 km), Trilho de Santa Justa (12 Km), Trilho do Paleozóico (23 Km) e Trilho do Vale Longo (45 km). Aproveitando as excelentes condições do concelho de Valongo, nestes quatro percursos será possível usufruir da diversidade dos elementos paisagísticos e locais emblemáticos não só das Serras do Porto, mas também de Quintarei e de Alfena. O Centro de Trail Running de Valongo é o único localizado acima do Rio Mondego e o único com segmentos de corrida (uma invenção exclusiva deste centro de trail), que permitem ao corredor verificar o seu nível de desempenho em trechos especiais dos percursos. Os três segmentos criados testam a velocidade, a agilidade e a capacidade atlética perante o desnível. O Centro de Trail Running de Valongo é também o único com painéis direcionais que permitem conciliar percursos em função da dificuldade e da distância restante. Em interseções entre percursos existem placas direcionais que permitem alargar/encurtar as distâncias até à chegada quer com distância, quer com o desnível restante. Assim o atleta pode regular o seu esforço, o tempo disponível e manter a noção do que ainda falta para terminar. “Juntamente com o Centro de BTT de Valongo que inauguramos em agosto de 2017, disponibilizamos agora duas infraestruturas que em muito vão contribuir para a dinamização das Serras do Porto e para o desenvolvimento do desporto ‘outdoor’ na Área Metropolitana”, salientou José Manuel Ribeiro, que é também Presidente do Conselho Executivo do Parque das Serras do Porto. O investimento do Município de Valongo nesta infraestrutura foi de aproximadamente 90.000 Euros.