Ministro da Educação elogia intervenção da Câmara de Valongo na Secundária de Ermesinde

24 Abril 2018

A convite do Presidente da Câmara Municipal de Valongo, o Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, visitou as obras da Escola Secundária de Ermesinde, que deverão ficar concluídas em novembro. Trata-se de uma obra há muito reivindicada pela comunidade do concelho de Valongo, que nos últimos anos lutou incansavelmente pela renovação deste estabelecimento de ensino frequentado por cerca de 1500 alunos.

O Ministro salientou “a generosidade e a colaboração estreita com a Câmara Municipal que possibilitou esta importante intervenção e um grande salto em termos qualitativos para o percurso pedagógico dos alunos”. Tiago Brandão Rodrigues disse que no âmbito da reprogramação do Portugal 2020, estão a ser preparadas condições para uma segunda fase de obras que permitam não só a reabilitação total da Escola Secundária de Ermesinde, mas também intervenções noutras escolas. “Se esta primeira fase não tivesse sido feita, ficaria inviabilizada uma segunda fase de intervenção”, disse.
O projeto foi elaborado em articulação com a comunidade escolar, designadamente com a Direção do Agrupamento e a Associação de Pais. Entre outras intervenções, a empreitada inclui a requalificação total interior e exterior dos 3 blocos de aulas; a ampliação do refeitório e a requalificação da cantina; o tratamento exterior total do edifício administrativo; a construção de uma nova portaria; arranjos exteriores; e a reformulação dos balneários do pavilhão desportivo.

A empreitada de reformulação e modernização das instalações da Escola Básica e Secundária de Ermesinde – 1ª fase arrancou finalmente no dia 16 de outubro 2017. Com estas obras fica intervencionada 85% da área que necessita de reabilitação na Escola Secundária de Ermesinde. O investimento é comparticipado em 85% por fundos comunitários, sendo o remanescente financiado pelo Governo (7,5%) e pelo Município de Valongo (outros 7,5%).
O custo total da empreitada (projeto, obra, fiscalização e mobiliário) inicialmente estimado em 3.910.208,50€ acabou por ficar abaixo do previsto. Atualmente, o valor da adjudicação é de 3.584.533,23€, verificando-se assim uma economia de 315.466,77€. Uma vez que as regras dos Fundos Comunitários impedem a execução de trabalhos a mais, este valor será canalizado para as obras na Escola Secundária de Valongo e será utilizado para tratamento das coberturas para resolver o problema das infiltrações nas salas de aula.

Em declarações aos jornalistas no final da visita, José Manuel Ribeiro apelou à compreensão e solidariedade de todos e disse que foi tomada esta decisão porque chove nas salas de aula da Escola Secundária de Valongo e necessita de obras urgentes. "Os gestores dos fundos comunitários foram muito claros, ou usávamos a verba na outra escola mapeada ou perderíamos a verba para reprogramação de fundos. Nem hesitamos! O que diriam as pessoas se o presidente da câmara decidisse abdicar de 315 mil euros para obras em escolas?", questionou o autarca.