Passar para o Conteúdo Principal Top
logótipo CMV
Perguntas Frequentes   Facebook Twitter Instagram Flickr Youtube ISSUU RSS feed
 

Escola da Azenha acolheu sessão sobre Propostas e Ações para o Plano de Gestão das Serras do Porto

Notícias
Escola da Azenha acolheu sessão sobre Propostas e Ações para o Plano de Gestão das Serras do Porto
_MG_7960
_MG_7959
_MG_7958
_MG_7957
_MG_7956
_MG_7955
_MG_7954
_MG_7950
_MG_7948
IMG_7876
IMG_7869
_MG_7865
23 Abril 2018

A Associação de Municípios Parque das Serras do Porto está a promover um amplo processo participativo com vista à elaboração do Plano de Gestão, que se pretende aberto a todos os atores e à comunidade local.
No dia 20 de abril, a Escola Básica da Azenha, Campo-Valongo acolheu mais uma sessão, desta vez subordinada ao tema «Uma Ação Comum: propostas de ação».
O processo participativo do Plano de Gestão do Parque das Serras do Porto integra três fases distintas. Entre 23 de fevereiro e 23 de março, procurar-se-á estabelecer uma agenda comum que integre as visões sobre o território do Parque dos membros da comunidade, identifique os principais recursos e problemas, compreenda o cenário atual e gere novas ideias de utilização e valorização, dando início ao desenvolvimento de propostas e criando redes de atores em torno de interesses comuns.
Segue-se, de abril a junho, nova ronda participativa pelos três concelhos que dão corpo ao Parque das Serras do Porto, tendente à definição de uma ação comum, consolidando-se e aprofundando-se propostas por áreas temáticas e definindo-se ações experimentais a realizar em julho. O processo conta com a coordenação da arquiteta paisagista Teresa Andresen, envolvendo também uma equipa da Universidade de Aveiro, liderada pelo Professor José Carlos Mota.
A fase participativa estará concluída até ao final do ano, altura em que será possível estabelecer acordos de compromisso e parceria entre os diferentes atores do território, autarcas, associações, empresas, proprietários, etc..
Os interessados em participar poderão inscrever-se remetendo um e-mail para serrasdoporto@gmail.com, devendo aguardar confirmação, dado que as inscrições estão limitadas à capacidade das salas. O processo também pode ser acompanhado através do site www.serrasdoporto.pt.
O Parque das Serras do Porto é um projeto inovador e ambicioso que está a ser desenhado desde 2014 pela mão dos municípios de Valongo, Paredes e Gondomar, que partilham um território com cerca de 6.000 hectares que inclui as Serras de Santa Justa, Pias, Castiçal, Flores, Santa Iria e Banjas. Nesta área já classificada como Paisagem Protegida Regional, os visitantes podem desfrutar da imensa beleza cultural e paisagística de serras, vales e rios. Num território que já foi mar, podem descobrir-se as trilobites (animais marinhos muito mais antigos do que os dinossauros), minas de ouro subterrâneas com 2.000 anos (o maior complexo do género do Império Romano), aldeias pitorescas, plantas e animais raríssimos, entre outras maravilhas de um local que é também o “livro geológico” mais antigo de Portugal.
O Parque das Serras do Porto destaca-se na paisagem urbana da Área Metropolitana do Porto, sendo um importante ativo da região honrado com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Trata-se da primeira infraestrutura verde metropolitana que está a ser construída em Portugal, num território ímpar com imenso potencial recreativo, turístico, produtivo, mineiro e desportivo, gerador de mais-valias económicas para a população.