Valongo demonstra paixão pelo ciclismo

AntonioCarvalho_Podio
PodioFinal
01 Junho 2018

Valongo demonstrou mais uma vez a paixão pelo ciclismo, com uma impressionante moldura humana a receber a 4.ª etapa do 28.ª edição do Grande Prémio de Ciclismo Jornal de Notícias.

O alentejano Daniel Mestre (Efapel) dá-se bem com os ares de Valongo, conquistando a terceira vitória consecutiva no concelho, um triunfo que lhe valeu a subida ao primeiro lugar da classificação geral do 28.º Grande Prémio Jornal de Notícias Leilosoc.

A etapa de Valongo terminou ao sprint, mas foi por pouco que César Fonte (W52-FC Porto) e Henrique Casimiro (Efapel) não conseguiram levar a fuga até à chegada. Os dois corredores integraram um grupo de doze, que começou a desenhar a escapada ao quilómetro 13. O trabalho do Sporting-Tavira nunca deixou a iniciativa ter mais de dois minutos de vantagem. No entanto, Fonte e Casimiro persistiram na aventura e foram alcançados já dentro do derradeiro quilómetro.

O mais beneficiado com a fuga acabou por ser João Rodrigues (W52-FC Porto), que passou para o topo da geral das metas volantes e recebeu o Prémio da Combatividade.

Após a entrega dos prémios da etapa de Valongo, o Centro de Acolhimento Mãe d'Água foi contemplado com a oferta de uma bicicleta pela organização do evento.

No último dia da prova, António Carvalho (W52/FC Porto) sagrou-se vencedor da 28.ª edição do Grande Prémio Jornal de Notícias em bicicleta, ao concluir a última etapa, ganha pelo companheiro César Fonte, na terceira posição.

O ciclista da equipa sediada em Sobrado partiu para o último dia da competição na quarta posição da geral, a 20 segundos do camisola amarela Joni Brandão (Sporting/Tavira), mas entrou, no último terço da etapa, que ligou o Porto e Vila Nova de Gaia, numa fuga que se revelou decisiva para conquistar o triunfo final.

Com esta vitória, António Carvalho repetiu o triunfo da prova de 2015, igualando o feito do seu tio Fernando Carvalho, o único ciclista que tinha vencido duas edições do Grande Prémio JN, nos anos 80.

No pódio final da prova ficou Edgar Pinto (Vito-Feirense), no segundo lugar, a 53 segundos do líder, enquanto que o terceiro foi o sportinguista Joni Brandão, que terminou a 4.16 minutos de António Carvalho.

César Fonte venceu a etapa à frente de Edgar Pinto, que chegou a dois segundos, sendo seguido pelo vencedor do dia, António Carvalho, também com a mesma desvantagem.