Passar para o Conteúdo Principal Top
logótipo CMV
Perguntas Frequentes   Facebook Twitter Instagram Flickr Youtube ISSUU RSS feed
 

Instituições sensibilizam comunidade para a melhoria da qualidade da água do Rio Tinto

Notícias
Instituições sensibilizam comunidade para a melhoria da qualidade da água do Rio Tinto
Foto_Caminhada_-_a_chegar_ao_moinho
Foto_Caminhada_-_Lavadouro_de_Ch_os
Foto_Caminhada_-_ponte_junto___LIPOR
Foto__Caminhada-_visualiza__o_da_mini_etar
13 Julho 2018

No passado dia 7 de julho, técnicos do Município de Valongo, da Empresa Aguas de Valongo, S.A. e da Junta de Freguesia de Ermesinde juntaram-se a uma caminhada organizada pelo Movimento em Defesa do Rio Tinto, ao longo do rio Tinto no território de Valongo.
A iniciativa surgiu na sequência dos trabalhos apresentados no 2º Workshop "rio Tinto: passado, presente e futuro” promovido pela Universidade Fernando Pessoa, e teve como objetivo o reconhecimento do traçado do rio, a confirmação do adequado funcionamento das infraestruturas instaladas na bacia do rio Tinto e a constatação da melhoria da qualidade de água do rio.
Os participantes desta caminhada tiveram ainda a oportunidade de colaborar na sensibilização dos residentes ribeirinhos para alguns problemas que se verificam no terreno, tais como o desvio da água do leito do rio Tinto para a utilização exclusiva no Lavadouro da rua de Chãos, em Ermesinde, e os procedimentos de alerta às autoridades em tempo útil, aquando da deteção de focos de insalubridade.
Apesar da visível melhoria da qualidade da água, o município está ciente de que ainda existe trabalho a fazer para eliminar situações de descargas pontuais que persistem, estando a trabalhar ativamente para a resolução do problema.
O Município de Valongo congratula-se com este tipo de iniciativas e agradece a ajuda de todos em prol da qualidade da água e aumento da biodiversidade do rio Tinto.