- Início
- Diretório de Serviços
- Comunicação
- Notícias
- Apresentado Plano Municipal de Acessibilidade Valongo para Todos
Apresentado Plano Municipal de Acessibilidade Valongo para Todos
O Plano Municipal de Acessibilidade para Todos | PMAT Valongo enquadra medidas estratégicas e intervenções estruturantes, com o objetivo de prevenir a criação de novas barreiras e promover a adaptação progressiva do espaço público para garantir a acessibilidade para todos, nos núcleos centrais de cada uma das freguesias, ou seja, nas cidades de Alfena, Ermesinde e Valongo e nas vilas de Campo e Sobrado.
"Este plano vem trazer uma autêntica revolução. Estes espaços centrais, altamente frequentados e utilizados, passam a ser espaços com acessibilidade para todos. Isto é um ganho muito grande. Colocamos o peão como ator principal e não o carro", explicou o Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, à margem da apresentação pública do PMAT, realizada no dia 7 de julho.
Com uma estimativa orçamental de aproximadamente 3 milhões de euros e um horizonte temporal de quatro anos, o PMAT Valongo funciona como um roteiro que prioriza diversas intervenções, designadamente rebaixamento de passadeiras, reposicionamento de paragens de autocarros, construção e alargamento de passeios e remoção de obstáculos, tais como papeleiras, floreiras, sinalética, esplanadas, entre outros objetos dificultam a mobilidade.
"Vamos avançar já para o terreno com pequenas intervenções no valor de 600 mil euros comparticipadas por fundos comunitários”, afirmou José Manuel Ribeiro, referindo que o problema da acessibilidade atinge não só pessoas com deficiência ou necessidades especiais, mas também os seniores, que necessitem de se deslocar de transportes públicos ou recorrer a equipamentos, tais como centros de saúde, espaços do cidadão, juntas de freguesia, entre outros.