Passar para o Conteúdo Principal Top
logótipo CMV
Perguntas Frequentes   Facebook Twitter Instagram Flickr Youtube ISSUU RSS feed

Arquivo Municipal de Valongo digitalizado e acessível online

Notícias
06 Dezembro 2021

O novo site «Repositório de Memória - Arquivo Histórico Municipal de Valongo» foi lançado no dia 29 de novembro de 2021, data em que se assinalaram os 185 anos do Município de Valongo, esatndo acessivel através do link https://arquivo.cm-valongo.pt/

"Temos muita história de que nos devemos orgulhar. A História é um farol que nos guia para o futuro", salientou o Presidente da Câmara, José Manuel Ribeiro, nas cerimónias comemorativas do aniversário do concelho.

Integrado no trabalho de modernização administrativa em curso no Município de Valongo, a disponibilização deste serviço digital permite que, à distância de um click, o Arquivo Municipal de Valongo ultrapasse a tradicional função de salvaguarda do património histórico e assuma cada vez mais o seu contributo para a introdução de uma nova dinâmica ao nível da modernização administrativa e da interação/comunicação entre o Município e o munícipe. Desta forma, a Arquivo Histórico está a criar valor na comunidade, a contribuir para a prestação de serviços de qualidade ao cidadão e a garantir a preservação e o acesso continuado à informação, através da implementação de um conjunto de boas práticas e de estratégias apropriadas que visam a perenidade dos suportes em que a informação se encontra registada (analógico e digital).

O catálogo agora online disponibiliza para consulta um abrangente conjunto de fundos documentais custodiados pelo Município, com destaque para o fundo da própria Câmara Municipal, da Administração do Concelho, das Juntas de Paróquia, da Empresa das Lousas de Valongo, da Fábrica de Biscoitos Paupério, do Clube Recreativo Valongo, da coleção fotográfica, entre outros tantos fundos particulares.

O Arquivo convida-o, a partir de agora, a conhecer este espaço de aproximação à comunidade onde estão criadas as condições de acesso que permitem abrir novos campos à investigação, contribuindo para a preservação da memória institucional e coletiva do concelho.
Modernizamos o nosso serviço por si e para si!