-
Início
-
Diretório de Serviços
-
Comunicação
-
Notícias
- Calheiros Embalagens é a primeira empresa do concelho distinguida com o Certificado Coração Verde da Lipor
Calheiros Embalagens é a primeira empresa do concelho distinguida com o Certificado Coração Verde da Lipor





A Calheiros Embalagens foi a primeira empresa privada do concelho de Valongo a receber o CERTIFICADO CORAÇÃO VERDE, um reconhecimento atribuído pela Lipor às entidades beneficiárias do Serviço de Intervenção Ambiental Customizado (SIAC), após uma rigorosa metodologia de intervenção no processo de gestão de resíduos, que inclui diagnóstico, implementação, monitorização e certificação.
O diploma foi pessoalmente entregue por José Manuel Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Valongo e do Conselho de Administração da Lipor, aos administradores da empresa sedeada em Ermesinde, que também se distingue pelos valores da sustentabilidade e responsabilidade ambiental, alem da qualidade, inovação e tecnologia na produção de embalagens.
“Sabemos que olhar com valor para os resíduos que produzimos diariamente não é tarefa fácil! Muitos parabéns à Calheiros Embalagens e um enorme obrigado a todos os envolvidos neste processo fundamental para assegurar o futuro da Humanidade”, considerou José Manuel Ribeiro, manifestando a esperança de que “mais empresas e instituições sigam este exemplo e se inscrevam no SIAC, porque um simples olhar externo sobre o processo de gestão de resíduos, pode levar a alterações simples e de impacto imediato nos resultados obtidos”.
Considerando a relação de proximidade da Lipor e dos Municípios Associados, junto da comunidade e dos diversos setores da sociedade, a LIPOR criou o Serviço de Intervenção Ambiental Customizado (SIAC), dirigido a entidades da área educativa, social ou empresarial, que necessitem de apoio técnico especializado na operacionalização do seu processo de Gestão de Resíduos.
Este serviço, desenvolvido em total articulação com os serviços municipais, apresenta-se como uma oferta de proximidade, assente numa abordagem simples, mas ambiciosa e criteriosa, que muda a realidade da gestão de resíduos das instituições, tornando-a comum e sustentável.
Todo o trabalho desenvolvido tem como objetivo a adaptação integral dos processos internos com vista à promoção da reciclagem multimaterial, tendo por base um apoio técnico especializado que estrutura toda a operação de gestão de resíduos, tornando-a mais próxima, mais adequada e mais eficiente, melhorando a qualidade e quantidade de materiais encaminhados para recolha seletiva.
No total, já obtiveram o CERTIFICADO CORAÇÃO VERDE 16 entidades no Município de Valongo: 14 escolas, a empresa Calheiros Embalagens e a Junta de Freguesia de Ermesinde.