Câmara de Valongo reabilita moinhos do concelho

imgl6722
imgl6720
17 Junho 2022

A Câmara Municipal de Valongo está a reabilitar antigos moinhos, com o objetivo de criar um novo circuito de visitação associado à Molinologia e à História da Panificação no concelho que tem o pão, a regueifa e o biscoito como uma das suas principais logomarcas.

O Presidente da Câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro, acompanhou a receção da empreitada de restauro do moinho da Senra, localizado na margem direita da Ribeira do Simão. “O restauro do moinho da Senra foi a primeira obra concluída no âmbito deste projeto de reconstrução do património molinológico existente no concelho de Valongo, que além de inúmeros moinhos de água inclui um moinho de vento na Serra de Santa Justa, o único de onde se pode avistar o Porto e ser visto do Porto, que também será recuperado e inserido nos circuitos turísticos da «Rota do Grão ao Pão»”, revelou o autarca.

As obras custaram 70.290,00 € + IVA e incluíram o restauro das paredes exteriores e interiores e de toda a cobertura na sua reposição mais original em lousa, bem como a reposição do piso e a reconstrução do engenho de moagem.

Os trabalhos a executados permitiram reconstituir fielmente o moinho e repor a imagem tradicional interior e exterior, bem como todas as suas funcionalidades, estabelecendo um compromisso adequado entre o resultado da reconstrução anteriormente efetuada e os materiais e técnicas tradicionais empregues originalmente no moinho.