-
Início
-
Diretório de Serviços
-
Comunicação
-
Notícias
- CPCJ de Valongo promoveu Encontro de Boas Práticas em Matéria de Vitimação: Novas Abordagens
CPCJ de Valongo promoveu Encontro de Boas Práticas em Matéria de Vitimação: Novas Abordagens
























A Comissão de Proteção de Crianças Jovens de Valongo (CPCJ), no dia 29 de setembro de 2022, organizou no auditório António Macedo, em Valongo, o Encontro de Boas Práticas em Matéria de Vitimação: Novas Abordagens, atividade integrada no Plano Local de Promoção e Proteção dos Direitos das Crianças e Jovens de Valongo, mais concretamente no Eixo 3: Violência e Comportamentos de Risco, com o objetivo geral de melhorar a intervenção na problemática da violência doméstica e promover a integração social dos jovens.
A violência contra as crianças ou jovens, nomeadamente a que é praticada em ambiente familiar e que enquadra o crime de Violência Doméstica, encontra a nível nacional uma inegável expressão que tem de ser combatida de forma integrada por todas as áreas e setores. É fundamental conhecer as expressões da problemática, os procedimentos e os recursos que permitam zelar e promover o bem-estar, a qualidade de vida e a segurança das crianças ou jovens vitimas de Violência.
Os dados relativos à problemática da Violência Doméstica, na CPCJ de Valongo, no período compreendido entre 2018 e setembro de 2022, demostram a pertinência da realização do Encontro. Através da analise dos dados do Relatório Anual da Comissão, nos últimos 5 anos, foi possível averiguar que a problemática de perigo mais registada nas comunicações recebidas na CPCJ, foi a exposição a comportamentos que possam comprometer o bem estar e desenvolvimento da criança, na categoria de Violência Doméstica, num total de 1450 Processos de Promoção e Proteção (PPP) instaurados, 507 correspondem a Violência Doméstica. Importa também destacar que no ano de 2022, em 9 meses, foram instaurados 270 PPP, dos quais 106 referem-se à categoria de Violência Doméstica.
A Sessão de abertura do referido Encontro contou com as intervenções da Dra. Fernanda Almeida, Coordenadora da Equipa Técnica Regional Norte em representação da Sra. Presidente da Comissão Nacional Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens - Dra. Rosário Farmhouse e da Engª Ana Maria Rodrigues, vice-presidente da Câmara Municipal de Valongo (CMV), em representação do Sr. Presidente da Câmara Dr. José Manuel Ribeiro.
O programa contou com a intervenção de ilustres profissionais de várias áreas com produção cientifica atual e trabalho/experiência de terreno, assim como foi possível reunir projetos/programas/respostas existentes no concelho que trabalham e dão resposta diária às situações de violência doméstica, de forma a partilhar experiências e facilitar a articulação com os diferentes técnicos/as do concelho, para que o trabalho em rede nesta área seja cada vez mais consistente e eficaz. O Encontro proporcionou um espaço de partilha de conhecimentos e na sessão de encerramento contou com a intervenção da Exma. Sra. Vereadora da CMV, Dra. Manuela Duarte.
A CPCJ de Valongo agradece a tod@s aqueles que contribuíram para o sucesso do evento: Câmara Municipal de Valongo, Cliduca, Agrupamento de Escolas de Valongo e tod@s aqueles que estiveram presentes".