-
Início
-
Diretório de Serviços
-
Comunicação
-
Notícias
- Desagregação do ACeS Maia/Valongo é uma necessidade prevista no Plano Local de Saúde de Valongo
Desagregação do ACeS Maia/Valongo é uma necessidade prevista no Plano Local de Saúde de Valongo





















A Apresentação do novo Plano Local de Saúde de Valongo para o triénio 2023 – 2025 (PLS 23/25) realizou-se no dia 30 de dezembro, no Auditório Dr. António Macedo, sito no Fórum Vallis Longus, contando com a presença do Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, e do Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro.
“A Câmara Municipal de Valongo orgulha-se de fazer parte deste processo de construção, desta afirmação do querer e do ‘Poder Local Colaborativo’, sendo certo que o mesmo foi igualmente um exercício de planeamento, que teve presente a necessidade de desagregação da atual estrutura por forma a voltar a criar, brevemente, o ACeS de Valongo. Este Plano Local de Saúde é, para o nosso município, mais um estímulo para continuar a trabalhar com todos e para todos. É também o reforço do nosso compromisso com os valonguenses no trabalho por Melhor Saúde, Mais Cidadania”, considerou José Manuel Ribeiro.
O autarca manifestou também a disponibilidade para “continuar a trabalhar ativamente nas soluções para os problemas de saúde diagnosticados no PLS”, revelando que o Município já disponibilizou um terreno para a construção de uma nova unidade de saúde, em Ermesinde, onde também está reservado espaço no Edifício Dr. Faria Sampaio para as instalações do futuro ACeS de Valongo.
José Manuel Ribeiro referiu ainda que Valongo tem sido um Município pioneiro e muito ativo na área da promoção da Saúde, tendo sido o primeiro concelho da Área Metropolitana do Porto a aderir à Rede de Cidades saudáveis, a elaborar o Perfil de saúde e o primeiro Plano Municipal de Saúde em colaboração com o ISPUP.
Manuel Pizarro elogiou a “modernidade” do PLS 23/25 que considerou decisivo para envolver a comunidade na mudança de comportamentos necessária para prevenir a doença e aumentar o número de anos de vida saudável. O governante comprometeu-se também a iniciar com a brevidade possível o debate e a reflexão sobre separação do ACeS Maia/Valongo, reconhecendo vantagens nesta desagregação, quando se apela a uma maior participação da comunidade nos temas da saúde.
O PLS 23/25 é um instrumento de gestão da ARS fundamental para os processos de decisão, contratualização e avaliação da situação de saúde das comunidades. O documento foi elaborado pela nova equipa de Saúde Pública do ACeS Maia Valongo que utiliza a metodologia participativa e tem vindo a trabalhar com as estruturas municipais e concelhias de Valongo e da Maia, em encontros regulares para elaboração do diagnóstico, eleição das prioridades e definição dos objetivos.
No que diz respeito ao PLS 23/25, a Unidade de Saúde da Câmara Municipal de Valongo colabora com a equipa de Saúde Pública do ACeS Maia/Valongo na recolha de dados e na definição de prioridades e metas, com a disponibilização de informação sobre o que está a ser feito no território ao nível da promoção de saúde. A equipa da Unidade de Saúde da Autarquia participa também no desenho de intervenções em parceria, reforçando ações e programas existentes, ajustando-os aos objetivos definidos.
Consulte AQUI o Plano Local de Saúde de Valongo.