- Início
- Diretório de Serviços
- Comunicação
- Notícias
- Dia de Aulas ao Ar Livre assinalado na Escola Básica do Valado
Dia de Aulas ao Ar Livre assinalado na Escola Básica do Valado
A Escola Básica do Valado, em Valongo, foi selecionada para participar no projeto DIA DE AULAS AO AR LIVRE e a iniciativa decorreu no dia 4 de novembro.
O Dia de Aulas ao Ar Livre é um movimento global que visa celebrar e inspirar a aprendizagem e brincadeira ao ar livre sendo anualmente assinalado em 2 datas (Maio e Novembro) em vários países do mundo. Em Portugal, a campanha já impactou mais de 300.000 crianças ao longo de três anos. A participação não tem qualquer custo de participação, apenas a inscrição no website, que contempla um mapa bem como um conjunto de inspirações e recursos.
O Dia de Aulas ao Ar Livre é liderado pela Semble (anteriormente Project Dirt). A Semble, fundadora da campanha, trabalha com ONGs com foco nas áreas da educação e ambiente, que por sua vez promovem a campanha nos seus respectivos países, incluindo: Nature Play WA (Australia), United Way Colombia (Colômbia), ACE Trust (Índia), Movimento Bloom (Portugal), Symphonia for South Africa (África do Sul), Ulko-opet ry (Finlândia), Learning through Landscapes (Reino Unido e Irlanda) and Aktif Yasam Denergi (Turquia). Para mais informações visite: https://diadeaulasaoarlivre.pt/
O Movimento Bloom é uma Associação ambiental sem fins lucrativos cuja missão é promover, incentivar e divulgar a conservação do ambiente junto das crianças, famílias e profissionais de educação através de iniciativas que visam a sua ligação emocional à Natureza, contribuindo para que estas desempenhem um papel ativo na sua conservação.
A pesquisa do Dia de Aulas ao Ar Livre é uma pesquisa semestral com professores que participam dos dias de evento da campanha. Os dados são recolhidos e analisados anualmente desde 2015. A análise é efectuada pela Outdoor People com base nos resultados dos inquéritos recolhidos pela Semble. Somos particularmente gratos a Ed Baines e Helen MacIntyre, do UCL Institute of Education, que deram conselhos valiosos sobre as questões e análise de dados. Em 2019, 3.165 professores de 53 países responderam à pesquisa, 95% das escolas primárias.