-
Início
-
Diretório de Serviços
-
Comunicação
-
Notícias
- Município investe na mobilidade sustentável
Município investe na mobilidade sustentável




O Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS) do Município de Valongo prevê a implementação de 183 propostas, até 2027, e um investimento superior a 36 milhões de euros.
"Os objetivos deste plano passam por tornar Valongo um concelho mais inclusivo e mais amigo do ambiente. Este documento é um guião do que é mais prioritário, porque governar sem planeamento resulta muitas vezes em erro. Este documento é uma ferramenta muito útil que nos dá capacidade de reagir e de estar preparados para os desafios dos próximos anos no que respeita às questões da mobilidade sustentável", afirmou o presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, na apresentação pública do PMUS, referindo que se trata de um plano aberto que encara o concelho como um todo.
O PMUS privilegia a circulação pedonal e os transportes públicos, incentivando também o uso da bicicleta. A maior fatia do investimento é na requalificação viária, que inclui construção de passeios, rebaixamento de passeios e colocação de pavimentos táteis para facilitar a acessibilidade a pessoas invisuais, bem como com mobilidade reduzida.
As intervenções em curso nas ruas de S. Vicente (em Alfena) e Rodrigues de Freitas (em Ermesinde) são dois exemplos concretos da aplicação do PMUS
Além da promoção dos modos suaves de mobilidade (pedonal e ciclável) através da eliminação de obstáculos, pretende-se também promover a sustentabilidade através da redução das emissões de CO2.