-
Início
-
Diretório de Serviços
-
Comunicação
-
Notícias
- Nova etapa de remarcação de itinerário do Caminho de Santiago por Valongo
Nova etapa de remarcação de itinerário do Caminho de Santiago por Valongo


No âmbito da valorização e revitalização de itinerários do Caminho de Santiago pelo Município de Valongo, encontra-se agendada para a manhã do próximo sábado, dia 12, mais uma etapa de remarcação do Caminho.
O trabalho, com a pintura das tradicionais setas amarelas, será efetuado, numa extensão de aproximadamente 6 Km, desde o limite do concelho, em pleno Parque das Serras do Porto, passando pela Aldeia de Couce, até ao Parque da Cidade de Valongo, local a partir do qual já se encontra sinalização até Santiago de Compostela.
Paralelamente, em sentido contrário, está a ser marcado, a azul, o Caminho de Fátima, no sentido de oferecer aos peregrinos, que se dirigem a sul, percursos alternativos às estradas nacionais.
O trabalho de revitalização dos itinerários, pelo Concelho de Valongo, tem vindo a ser realizado por voluntários, com o apoio do Centro de Estudos Jacobeus – Caminhos Portugueses a Santiago de Compostela, bem como da RAPP - Rede de Apoio aos Peregrinos em Portugal.
Os interessados em participar poderão obter mais informações através do contacto telefónico 911062744.
O itinerário procedente de Arrifana, com passagem pelo centro da cidade de Valongo, encontra-se, desde a parte inicial, com a remarcação em curso, por uma equipa de voluntários coordenada pelo Centro de Estudos Jacobeus – Caminhos Portugueses a Santiago de Compostela. No nosso concelho já se encontra, igualmente, marcado, em direção a norte, a partir do Parque da Cidade de Valongo, passando por Alfena. Este itinerário tem seguimento nos concelhos de Santo Tirso e Famalicão, onde, na igreja da Portela, faz ligação ao caminho que segue do Porto em direção a Braga. De mencionar que, em sentido contrário ao Caminho de Santiago, paralelemente se encontra a ser sinalizado o Caminho de Fátima, a cor azul, com vista a oferecer aos peregrinos, que se dirigem a sul, caminhos alternativos às estradas nacionais.
Mais informação: