- Início
- Diretório de Serviços
- Comunicação
- Notícias
- Projeto «O Mercado» aumenta consumo de fruta e legumes de produção local
Projeto «O Mercado» aumenta consumo de fruta e legumes de produção local
Estudo confirma sucesso do projeto lançado pelo Município de Valongo para melhorar hábitos alimentares
O Mercado está a dar frutos. Os dados recolhidos num estudo realizado ao longo de 18 meses de projeto confirmam que o consumo de vegetais no Município de Valongo está a aumentar, sendo também visíveis resultados na economia local e no ambiente.
Os questionários recolhidos junto dos clientes do projeto permitiram concluir que 36% passou a comer mais legumes e 44% das famílias passou a consumir produtos que não comprava habitualmente, sendo que a proporção de clientes que consomem vegetais no prato diariamente aumentou em 6%, após 6 meses de adesão ao Mercado.
Na economia local, foram assegurados 2 postos de trabalho direto, 5 agricultores aumentaram a sua oferta (quantidade e variedade) de fruta e legumes. No período em estudo, firam vendidas 72 toneladas de produtos frescos e 32% dos clientes do Mercado, passaram também a comprar fruta e legumes a produtores locais, na feira e na cooperativa.
No âmbito da sustentabilidade ambiental, verifica-se um aumento significativo da produção local de hortofrutícola escoada pela Cooperativa de Valongo: de 79.424 Kg no 1º Semestre 2020; 133.688 Kg no 1º semestre 2021; 143.067 Kg no 1º semestre 2022. Além de nutricionalmente mais vantajoso, o consumo de produtos locais e da época tem uma pegada ecológica reduzida comparativamente à opção por alimentos exóticos ou de produções fora de época, que implicam mais emissões de CO2.
O projeto O Mercado foi criado com o objetivo de contribuir para melhorar os hábitos alimentares da população do concelho de Valongo facilitando o acesso a fruta e legumes de qualidade, produzidos localmente, com preços acessíveis. Desta forma estamos também a reforçar-se o tecido económico local e a contribuir para a sustentabilidade ambiental, assegurando melhor qualidade de vida, hoje e no futuro. Desenvolvido no âmbito do Plano Municipal da Saúde do Município de Valongo, o projeto O Mercado visa a promoção de hábitos de vida saudável, concretamente no que se refere ao consumo regular de hortícolas e frutícolas. Enquanto Município comprometido com o desenvolvimento económico e com a sustentabilidade ambiental, foi celebrada uma parceria com a Cooperativa dos Produtores Agrícolas do Concelho de Valongo, apoiando desta forma a economia local e diminuindo a pegada ecológica e as emissões de CO2. O Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto é também um importante parceiro científico deste e dos outros projetos que constam do cronograma de ações do Plano Municipal de Saúde do Município de Valongo.
“Com esta iniciativa conseguimos garantir um acesso mais facilitado a produtos frescos, de qualidade, e a preço justo através do Cabaz da Semana. O Mercado é um projeto que tem três grandes virtudes: coloca na mesa dos valonguenses mais frutas e mais legumes frescos do que era habitual; é um processo totalmente digital na encomenda e até ao momento da entrega do cabaz; e tem um preço muito acessível, possibilitando o acesso a todos os extratos socioecónomicos, precisamente para incutir novos hábitos que, a seu tempo, também irão beneficiar a economia local e a qualidade de vida da população”, salienta o Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro. De acordo com o autarca, “o objetivo é melhorar ainda mais os indicadores alcançados e alargar os pontos de venda dos cabazes do mercado, disponibilizando cada vez mais produtos da terra às famílias do concelho”.
Atualmente, os cabazes compostos por produtos hortícolas e frutícolas produzidos no concelho por dezenas associados da Cooperativa dos Produtores Agrícolas do Concelho de Valongo são entregues semanalmente em quatro pontos de recolha, nas cidades de Alfena, Ermesinde e Valongo, em locais estrategicamente localizados para poderem ser levantados por utilizadores dos transportes públicos, designadamente do comboio.
HORÁRIOS E PONTOS DE ENTREGA:
VALONGO – À TERÇA-FEIRA ENTRE AS 17:00 E AS 19:30
Encomendas até 23:30 domingo
Apeadeiro de Susão - Plataforma do Parque de Estacionamento
ALFENA – À QUARTA-FEIRA ENTRE AS 17:00 E AS 19:30
Encomendas até 09:00 terça-feira
Atlético Clube Alfenense - R. das Passarias 616, 4445-416 Alfena
ERMESINDE – À QUINTA-FEIRA ENTRE AS 17:00 E AS 19:30
Encomendas até 09:00 quarta-feira
Loja da Cooperativa dos Produtores Agrícolas do Concelho de Valongo - R. José Joaquim Ribeiro Teles, 175 – Ermesinde
Junto ao Fórum Cultural de Ermesinde - R. Vasco da Gama, 4445-416 Ermesinde
O levantamento dos cabazes é totalmente seguro, uma vez que as encomendas são feitas online e as entregas são rápidas e cumprem todas as normas de saúde pública em vigor. Os cabazes são sempre acompanhados por dicas e receitas saudáveis. Na primeira compra o saco reutilizável é oferta. Os cabazes estão disponíveis em duas versões: o “Família” – com uma variedade de cinco produtos que podem pesar até cinco quilos e custa 6,25€; e o “Super Família”, que contém até sete variedades com nove quilos de peso e custa 10€. O Mercado está acessível através da Página: https://saude.cm-valongo.pt/projetos/o-mercado