Passar para o Conteúdo Principal Top
logótipo CMV
Perguntas Frequentes   Facebook Twitter Instagram Flickr Youtube ISSUU RSS feed

Valongo assinalou abertura do ano escolar com debate sobre «O Papel da Educação pela Arte»

Notícias
Valongo assinalou abertura do ano escolar com debate sobre «O Papel da Educação pela Arte»
imgl4960
imgl5061
imgl5054
imgl4951
imgl4936
imgl4988
imgl4989
imgl5003
imgl5006
imgl5009
imgl5015
imgl5023
imgl4944
imgl4954
imgl4924
imgl4927
imgl4914
imgl4916
imgl4917
imgl4919
imgl5063
14 Setembro 2022

O Município de Valongo assinalou a abertura do Ano Escolar 2022-2023 com uma sessão de reflexão dedicada ao papel da Arte enquanto ferramenta de promoção de competências, sucesso escolar e de inclusão, bem como de políticas integradas e do seu impacto nos territórios e populações.

“A estratégia é só uma: alcançar o sucesso escolar para tidos os alunos e alunas. Acredito na Educação e vamos continuar o esforço continuo para que todas as crianças tenham as mesmas oportunidades de ascender no elevador social”, frisou o Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, na sessão de abertura deste evento de boas-vindas à comunidade educativa do concelho de Valongo, que se realizou no dia 14 de setembro, no Auditório Dr. António Macedo.

Lembrando que um terço do orçamento municipal é aplicado na Educação, o autarca salientou a aposta nos programas de combate ao insucesso escolar incluídos no programa Mais VAL e que tiveram continuidade mesmo após o fim do financiamento comunitário, pois continuam a ser necessários para combater as dificuldades de leitura e compreensão do vocabulário.

José Manuel Ribeiro referiu ainda as vantagens do processo de descentralização, congratulando-se com a garantia do financiamento a 100% das escolas que necessitam de ser intervencionadas no concelho. “Foi uma grande conquista, um ato de justiça, porque Valongo foi o único concelho da Área Metropolitana que não teve uma única escola intervencionada pela Parque Escolar e que retirou o fibrocimento de todas as escolas, mesmo sem apoios”, disse.

Na sessão de abertura do Ano Escolar foi também apresentado o Plano de Ação 2022/2023 que envolve uma “constelação de parceiros para que os alunos e alunas tenham contacto com outras experiências enriquecedoras não só nas áreas da educação e formação, mas também nas áreas do ambiente, desporto, cidadania, cultura, juventude e saúde.

A sessão prosseguiu com a apresentação “Educação pela Arte” de Jorge Prendas da Casa da Música. De seguido realizou-se o painel «O projeto Express’ARTE: a experiência de Valongo», com Marta Costa – Câmara Municipal de Valongo, Ana Maria Cortez – Agrupamento de Escolas de Ermesinde, Arnaldo Costa – New Concept Music Classband, Hugo Sousa – Cabeças no Ar e Pés na Terra, Associação Cultural, com a moderação de Júlia Mendes, Chefe da Divisão da Educação.

Após o debate, realizou-se a sessão de encerramento a cargo do vereador da Educação e Juventude, Orlando Rodrigues.