Valongo assinalou abertura do ano escolar com debate sobre «O Papel da Educação pela Arte»

imgl4960
imgl4919
imgl5063
14 Setembro 2022

O Município de Valongo assinalou a abertura do Ano Escolar 2022-2023 com uma sessão de reflexão dedicada ao papel da Arte enquanto ferramenta de promoção de competências, sucesso escolar e de inclusão, bem como de políticas integradas e do seu impacto nos territórios e populações.

“A estratégia é só uma: alcançar o sucesso escolar para tidos os alunos e alunas. Acredito na Educação e vamos continuar o esforço continuo para que todas as crianças tenham as mesmas oportunidades de ascender no elevador social”, frisou o Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, na sessão de abertura deste evento de boas-vindas à comunidade educativa do concelho de Valongo, que se realizou no dia 14 de setembro, no Auditório Dr. António Macedo.

Lembrando que um terço do orçamento municipal é aplicado na Educação, o autarca salientou a aposta nos programas de combate ao insucesso escolar incluídos no programa Mais VAL e que tiveram continuidade mesmo após o fim do financiamento comunitário, pois continuam a ser necessários para combater as dificuldades de leitura e compreensão do vocabulário.

José Manuel Ribeiro referiu ainda as vantagens do processo de descentralização, congratulando-se com a garantia do financiamento a 100% das escolas que necessitam de ser intervencionadas no concelho. “Foi uma grande conquista, um ato de justiça, porque Valongo foi o único concelho da Área Metropolitana que não teve uma única escola intervencionada pela Parque Escolar e que retirou o fibrocimento de todas as escolas, mesmo sem apoios”, disse.

Na sessão de abertura do Ano Escolar foi também apresentado o Plano de Ação 2022/2023 que envolve uma “constelação de parceiros para que os alunos e alunas tenham contacto com outras experiências enriquecedoras não só nas áreas da educação e formação, mas também nas áreas do ambiente, desporto, cidadania, cultura, juventude e saúde.

A sessão prosseguiu com a apresentação “Educação pela Arte” de Jorge Prendas da Casa da Música. De seguido realizou-se o painel «O projeto Express’ARTE: a experiência de Valongo», com Marta Costa – Câmara Municipal de Valongo, Ana Maria Cortez – Agrupamento de Escolas de Ermesinde, Arnaldo Costa – New Concept Music Classband, Hugo Sousa – Cabeças no Ar e Pés na Terra, Associação Cultural, com a moderação de Júlia Mendes, Chefe da Divisão da Educação.

Após o debate, realizou-se a sessão de encerramento a cargo do vereador da Educação e Juventude, Orlando Rodrigues.