Valongo distinguido com Selo de Município Amigo da Juventude na categoria máxima

dsc08081
23 Maio 2022

O Município de Valongo foi distinguido com o Selo de Município Amigo da Juventude, sem do um dos sete vencedores a obter a categoria máxima de 3 estrelas, tendo em conta as estratégias executadas para promover e apoiar a participação e a emancipação da população jovem dos seus concelhos.

Este galardão é atribuído pela Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ) às autarquias que integram a Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude e que se destacaram pelo envolvimento efetivo de jovens na construção de estratégias para o presente e futuro, contribuindo para a implementação de melhores políticas locais de juventude.

O selo foi oficialmente atribuído no II Encontro de Municípios Amigos da Juventude, que se realizou a 19 de maio, em Matosinhos, tendo sido premiados 62 municípios, a maioria dos quais nas categorias 1 e 2 estrelas. O evento, que reuniu cerca de 200 autarcas e técnicos municipais de juventude, promoveu também um momento de partilha de estratégias e boas práticas municipais intitulado “O futuro das Políticas Locais de Juventude”.

A Rede de Municípios Amigos da Juventude é pioneira na sua conceção, assumindo-se como um espaço privilegiado de partilha de boas práticas entre autarquias e enaltecendo o trabalho realizado pelos municípios portugueses, em matéria de políticas da juventude. Atualmente, reúne mais de 152 municípios que já fazem parte desta Rede de municípios comprometidos com os jovens e as suas organizações.