-
Início
-
Diretório de Serviços
-
Comunicação
-
Notícias
- Valongo, um Concelho com 180 Anos e muito orgulho na sua história
Valongo, um Concelho com 180 Anos e muito orgulho na sua história

As comemorações do 180.º aniversário do Município de Valongo prosseguiram no dia 31 de março, no Museu Municipal de Valongo, com a conferência «Valongo, um Concelho com 180 Anos». O auditório encheu-se de gente orgulhosa na história deste concelho composto pelas cidades de Alfena, Ermesinde e Valongo e pelas vilas de Campo e Sobrado, um território que se destaca dos demais concelhos da Área Metropolitana do Porto pelo seu riquíssimo património cultural e natural.
O evento começou com um brilhante a recriação histórica da primeira Reunião de Câmara realizada em 1837, a cargo da Associação Cultural – Cabeças no Ar e Pés na Terra.
Após o apontamento teatral, teve lugar a palestra «Valongo, um Concelho com 180 anos», que incluiu as intervenções do Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro; do historiador Joel Cleto, que abordou a «Importância do património arqueológico e imaterial de Valongo para o desenvolvimento do concelho»; e do historiador José Manuel Tedim, que se pronunciou sobre a temática «O património religioso de Valongo e seu impacto no Grande Porto».
Nesta iniciativa foi também apresentado o livro “Contributos para a história económica e social de Valongo entre 1258 e 1835” da autoria do historiador e professor catedrático, Joel Mata.
A conferência «Valongo, um Concelho com 180 anos» terminou com a apresentação da pintura mural realizada a partir de fotografias antigas do concelho, pelo artista plástico do concelho Luís Filipe Santos.