A Desfolha nos Sábados Fantásticos - Ermesinde
Em busca de uma tradição que o tempo fizera perder, algumas Associações locais dinamizam as tradicionais desfolhadas do milho com o propósito de dar a conhecer, em especial às gerações mais jovens, os usos e costumes de uma das tradições populares portuguesas.
No sábado, dia 17 de outubro, pelas 10h30, a Biblioteca da Vila Beatriz vai receber o Grupo Etnográfico de Danças e Cantares Regionais do Norte que nos vai mostrar a desfolhada tradicional.
Um pouco de história
A recuperação desta prática rural representa uma espécie de viagem ao passado quando era comum a população cortar as canas do milho para posteriormente serem transportadas para a eira em carros de bois. Ali, entre cantares e sonoridades tradicionais, fazia-se a desfolhada.
À medida que se desfolhava o milho, amontoavam-se as espigas em cestos de verga que seriam depois despejados no canastro ou espigueiro. O trabalho transformava-se em festa com os mais jovens a participarem ativamente na esperança de encontrarem o milho-rei e, dessa forma, beijarem a rapariga de quem gostavam.