Ciclo de Encontros Musicais está de regresso
O ‘Ciclo de Encontro Musicais’ vai realizar-se em Valongo, nos dias 3, 4 e 6 de junho, num conjunto de seis apresentações, que decorrem do projeto “Eu Sou Som – um projeto de artes ao serviço da inclusão social”
Enquanto Cidade Educadora, o Município de Valongo tem tido a preocupação proporcionar uma educação de igual para igual, que valoriza a diversidade e entende que só é possível construir uma sociedade justa e equitativa, quando se promove a inclusão e garante direitos iguais. Por isso, está comprometido em proporcionar uma educação de qualidade, independentemente da sua condição física, psicológica e/ou cognitiva, onde “nenhuma criança e/ou aluno(a) seja excluído(a) ou deixado(a) para trás”, pois acreditamos que cada criança e aluno(a) é único(a) e possui potencialidades que devem ser desenvolvidas.
É neste contexto que surge o projeto “Eu Sou Som”, um projeto de musicoterapia nas escolas do Concelho, um projeto de artes ao serviço da inclusão social, que através da música, como um instrumento de comunicação universal e simples, pretende ser uma ferramenta ao serviço da Educação Inclusiva direcionado para os alunos dos Centros de apoio à Aprendizagem (CAA).
A sua ação assenta numa intervenção contínua e prolongada, tendo por base a música como estímulo, como relaxamento, como promotora de competências, como fator de interação e integração e que neste projeto é uma ferramenta privilegiada porque trabalha com uma linguagem universal que ultrapassa barreiras culturais e artísticas. A estratégia de intervenção do “Eu Sou Som” passa por valorizar a capacidade de resposta inata à música que existe em cada uma das crianças e alunos/as que usufruem do programa e respeitar a identidade musical de cada um(a) deles(as). Partindo de um processo de musicoterapia ativa e criativa, aceita-se criança/aluno(a) como ela é, reconhecendo, refletindo e respeitando os sentimentos, permitindo alcançar objetivos comunicacionais, de interação, autoestima, autonomia contribuindo assim para uma maior qualidade de vida.
Este projeto contempla, ainda, uma pequena mostra a que chamamos “Encontros Musicais” que nada mais são um convite para despertar consciências e um importante contributo para a promoção de autoestima, confiança, respeito, e profissionalismo nos(as) participantes e reconstrutor de olhares mais inclusivos no publico a quem se destina este encontro.