Concerto de Ano Novo com Orquestra do Norte
O Município de Valongo dá as boas-vindas a 2020 com o Concerto de Ano Novo da Orquestra do Norte, que sob a direção de Fernando Marinho vai interpretar Valsas, Polkas e Marchas de Strauss. As agradáveis melodias de Johann Strauss Jr. e família marcam o ritmo de um concerto recheado de algumas das mais belas páginas musicais de sempre. Os costumes musicais vienenses dominam um programa que evoca ainda Ludwig van Beethoven que celebra, em 2020, o 250º Aniversário do seu nascimento.
Programa:
Valsas, Polkas e Marchas de Strauss...
1ª Parte
Prometheus, Op. 43 – Ludwig van Beethoven
Abertura
Annen Polka, Op. 117 – Johann Strauss, Jr.
Polka
Marcha Persa, Op. 289 – Johann Strauss, Jr.
Marcha
Pizzicato Polka, Op. 0 – Johann & Josef Strauss
Polka
Comboio do Prazer, Op. 281 – Johann Strauss, Jr.
Polka
Sangue Vienense, Op. 354 – Johann Strauss, Jr.
Valsa
2ª Parte
Ruínas de Athenas, Op. 113 – Ludwig van Beethoven
Marcha Turca
Vozes da Primavera, Op. 410 – Johann Strauss, Jr.
Valsa
Jockey Polka, Op. 278 – Josef Strauss
Polka
Moulinet Polka, Op. 57 – Josef Strauss
Polka
Champagner Polka, Op. 211 – Johann Strauss, Jr.
Polka
No Belo Danúbio Azul, Op. 314 – Johann Strauss, Jr.
Valsa
…
Orquestra do Norte
A Orquestra do Norte concretiza, desde 1992, o projeto de descentralização da cultura musical, apresentado pela Associação Norte Cultural, vencedora do primeiro concurso nacional para a criação de orquestras regionais, instituído pelo Estado Português.
Com a titularidade de José Ferreira Lobo, a ON foi iniciadora de um trabalho verdadeiramente pioneiro e inédito, tendo-se afirmado no panorama da música erudita, sendo hoje uma instituição reconhecida nacional e internacionalmente.
Os objetivos básicos passam pela criação de novos públicos, pelo apoio à música e aos músicos portugueses.
Desenvolve uma intensa atividade com temporadas regulares de norte a sul do país tendo realizado mais de 3.000 espetáculos em mais de uma centena de diferentes lugares, rondando a sua assistência os cinquenta mil espectadores / ano. Apresentou-se ainda em Espanha, França e Alemanha.
A Orquestra do Norte apresentou as obras mais representativas dos grandes compositores da história da música servindo o grande repertório orquestral, desde o barroco até ao presente, dando especial atenção à difusão da música portuguesa.
Os espetáculos da ON incluem concertos sinfónicos, didático-pedagógicos, ópera, música de bailado e de câmara. Para além da música erudita, tem abarcado outros géneros musicais, como é o caso do Jazz e música ligeira.
Sedeada na cidade de Amarante, a Orquestra do Norte integra profissionais de reconhecido mérito e tem a colaboração de prestigiados maestros, solistas e coros nacionais e estrangeiros.
Co-produziu até ao momento 13 edições discográficas.
A Orquestra do Norte conta com o apoio do Ministério da Cultura e tem colaborado com setenta e uma autarquias, fundações, empresas patrocinadoras e instituições culturais.
Fernando Marinho
Natural de Amarante, é diplomado com os cursos de flauta do Conservatório de Música do Porto, Escola Superior de Música de Lisboa e Academia Nacional Superior de Orquestra.
Licenciado em Ensino Básico, estudou pedagogia musical na Paedak e flauta no BrucknerKonservatorium Linz (Áustria), enquanto bolseiro Erasmus.
Como flautista tocou com a Orquestra Gulbenkian, Metropolitana de Lisboa, Orquestra do Algarve, Orquestra do Norte, Remix Ensemble, Orchestre d'Harmonie de Jeunes de l'Union Européenne e foi solista da Banda Sinfónica da PSP. Trabalhou com reputados maestros, entre os quais Esa-Pekka Salonen, Lawrence Foster, Simone Young, Paavo Jarvi e Peter Rundel.
Apresentou-se a solo com orquestra e foi laureado em concursos a nível nacional e internacional. Atuou em Espanha, França, Alemanha, Luxemburgo, Áustria, Inglaterra, Holanda e China.
Estudou Direção com Jan Cober na Hogeschool Zuid – Conservatorium Maastricht (Holanda) e com Jean-Marc Burfin na Escola Superior de Música de Lisboa onde concluiu o Mestrado em Direção de Orquestra.
Frequentou masterclasses com Jean-Sebastien Béreau, Douglas Bostock, Roberto Montenegro, José R. Pascual Vilaplana, Baldur Bronniman, Timothy Reynish, Peter Rundel, Eugene M. Corporon e Ernst Schelle.
Foi professor na Academia de Música de Santa Cecília e assistente convidado de Direção na ESE Jean Piaget e na Escola Superior de Educação do I. P. Porto.
É maestro das Orquestras do Conservatório de Música do Porto e da Orquestra Sinfónica do Conservatório Nacional.
Dirigiu a Orquestra Clássica do Sul, Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra de Câmara de Sintra, Orquestra de Câmara da Guarda Nacional Republicana, Portuguese Brass, Banda Sinfónica Portuguesa, Remix Ensemble, Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, Banda de Música de Pontevedra, Artística de Merza, Municipal de Silleda e Orquestra de Câmara Ibérica (Espanha) e Muzikkorps der Bundeswehr (Alemanha).
Desde outubro de 2018 é Diretor Artístico da Orquestra do Norte.
ELENCO ON
Maestro Titular - José Ferreira Lobo
I Violinos
Clara Badia Campos
Fabio Salgado
Márk Herendi
Mario Braña
Natalia Konik
Jaime Usera
II Violinos
Ana Tedim
Marta da Costa
Malgorzata Szymanska
Inês Vilarinho
Sara Nunes
Violas
Teresa Fleming
Helena Leão
Ana Alves
Maria João Antunes
Violoncelos
Rita Fernandes
Isabel Cupeiro López
Rozaliya Rashkova
Íris Gonçalves
Contrabaixos
Juan Guevara
Artur Senhor
Harpa
Catarina Rebelo
Flautas
Kayoko Minamino
Paula Soares
Oboés
Russell Tyler
Luís Matos
Clarinetes
Nuno Madureira
Cátia Rocha
Fagotes
Joaquim Teixeira
Adam Odoj
Trompas
Mário Reis
Pedro Martins
Rebecca Holsinger
Helena Costa
Trompetes
Carlos Ribeiro
Flávio Silva
Trombones
José Pereira
Jorge Freitas
José Rosas
Tuba
Romeu Silva
Tímpanos e Percussão
Vitor Brandão
Sandro Mota
Paulo Mota
15h30
gratuito