Exposição «Trilobites em Valongo, Um rasto de História»
A Exposição “Trilobites em Valongo: um rasto de história…” vai ser inauguradano dia 1 de fevereiro, pelas 18h30, no Fórum Cultural de Ermesinde, onde ficará patente até setembro.
Promovida pela Câmara Municipal de Valongo com o apoio científico do Museu de História Natural da Universidade do Porto, esta mostra dá a conhecer os seres marinhos fascinantes que habitavam no território do concelho de Valongo na Era Paleozoica, há centenas de milhões de anos, muito antes da existência dos dinossauros. Pretende-se divulgar não só o riquíssimo espólio fóssil de Valongo, mas também a história do maravilhoso mundo outrora habitado pelas diferentes espécies de trilobites.
“Acreditamos que chamar o passado para o presente é essencial para dar a conhecer o rasto do tempo e do espaço, sobre o qual se constrói a nossa identidade, mostrando heterogeneidade dos valores do nosso território e sua complementaridade”, sustenta José Manuel Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Valongo.
Idealizada no âmbito das comemorações dos 180 Anos do Município de Valongo, esta exposição esteve pela primeira vez patente ao público no Museu Municipal de Valongo, tendo sido distinguida com o 1.º Prémio de Geoconservação 2018, atribuído pelo Grupo Português da ProGEO (Associação Europeia para a Conservação do Património Geológico).