“Porque Se Fazem As Festas?” em debate em Sobrado
A 4ª sessão de debates das Jornadas Culturais | “Porque Se Fazem As Festas?” irá abordar o tema das “Grandes Festas Populares”, estando agendada para o próximo dia 22 de junho, pelas 16h00, no Centro de Documentação da Bugiada e Mouriscada, em Sobrado, Valongo.
Aproveitando o facto de estarmos em plena época de celebração das tradicionais festas populares, que acontecem um pouco por todo o país, convidamos o público para uma conversa sobre estas manifestações culturais e sobre vários aspetos multidisciplinares que as envolvem, debruçando-nos em particular com a festa dos Bugios e Mourisqueiros. Para o efeito, e de forma a abordar o tema, estarão presentes como oradores convidados: José Manuel Pereira Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Valongo; Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal; Manuel Pinto, professor da Universidade do Minho e investigador; Paulo Moreira, do Centro de Documentação da Bugiada e Mouriscada; Rafael Marchante, fotógrafo da Agência Reuters; e Rita Ribeiro, coordenadora da equipa de investigação encarregue do estudo da Bugiada e Mouriscada. A sessão contará ainda com a presença de António César Ferreira, presidente da Associação Casa do Bugio. Francisco Madelino, presidente da Fundação Inatel, e Hélder Ferreira, presidente da Progestur, serão os moderadores desta sessão.
Tendo como principal objetivo a divulgação e valorização do património cultural de Portugal, estas Jornadas Culturais proporcionam um amplo debate e a reflexão sobre a importância cultural, identitária e socioeconómica de tradições portuguesas na comunidade de hoje, utilizando uma abordagem de carácter multidisciplinar.
Jornadas Culturais | “Porque Se Fazem As Festas? é uma iniciativa da Progestur em parceria com a Fundação Inatel, que conta com o apoio da Universidade Lusófona e das Câmaras Municipais envolvidas neste projeto (Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Castelo de Vide e Valongo).