Passar para o Conteúdo Principal Top
logótipo CMV
Perguntas Frequentes   Facebook Twitter Instagram Flickr Youtube ISSUU RSS feed
 

Banda Musical São Vicente de Alfena

A Banda Musical de São Vicente de Alfena foi fundada a 13 de Outubro de 1940. Os seus primeiros trinta anos foram acarinhados por sócios e aficionados, que sentiam orgulho na sua Banda de Música e a apregoavam como uma das melhores do norte do país. Os tempos eram difíceis e, apesar de todo o carinho e dedicação, a Banda não resistiu e esteve inativa durante um ano.
Os apaixonados pela Banda não cruzaram os braços nem esmoreceram no seu entusiasmo, tentando por todos os meios arranjar quem garantisse o apoio financeiro necessário para que a banda se aguentasse.
Com o Centro Social e Paroquial de Alfena a lançar os seus fundamentos, logo a Banda se acolheu à sua proteção. O senhor Padre Nuno Cardoso não se poupou a esforço para fazer da Banda mais um cartaz de propaganda do próprio Centro, que acabava de nascer, e fez da Banda um dos pólos Culturais do novo Centro Social que, além da Assistência e do Desporto, tinha na Cultura uma das suas vertentes essenciais. Não obstante os encargos que a Banda representava, nem por isso o Senhor Padre Nuno Cardoso deixou de proteger e fomentar o progresso da Banda, pondo ao dispor dos músicos lugares para ensaios, transportes, fardamentos e meios para aquisição de instrumental.
Foi tão preciosa essa ajuda, que, passados todos estes anos, a Banda Musical de S. Vicente de Alfena, também conhecida por Banda C.S.P.A., se impôs e se manteve como um dos cartazes mais salientes da freguesia de Alfena.
De facto foi das poucas Bandas que teve à sua frente uma senhora, a Maestrina Antonieta Moreira, tendo sido a primeira mulher a ocupar um cargo de regência numa banda filarmónica e sendo de todos os Maestros das bandas nacionais aquela que durante mais tempo consecutivo dirigiu a mesma banda, mais de 35 anos.
Pela altura do início das comemorações do 75º Aniversário a Banda Musical S. Vicente de Alfena deu um novo passo que, possivelmente, permitiu um novo impulso e apoios que até agora nunca havia alcançado.
A banda, integrada no Centro Social e Paroquial de Alfena, foi em Outubro de 2015 constituída como uma coletividade, através da criação da Associação Banda S. Vicente de Alfena pelo seu atual presidente Padre Manuel Fernando Soares.
Atualmente a Banda participa em desfiles de Bandas e realiza cerca de 15 atuações anuais. Compõem-na 50 músicos, muitos dos quais foram formados na privativa escola de Música que a Banda mantinha.
Desde Novembro de 2018 o Maestro Manuel Barros tem a seu cargo a direcção artística da associação.

Rua do Centro Social, S/N, 4445-066 ALFENA