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Projetos “OTL ESPECIAL@rte” e “O Meu Bairro não tem Paredes” destacados no XV congresso internacional das cidades educadoras
No âmbito do XV Congresso Internacional das Cidades Educadoras a Câmara Municipal de Valongo teve a oportunidade de compartilhar dois projetos, que são comprovadamente exemplos de boas práticas:
Projeto “OTL ESPECIAL@rte”
Promovido pela Câmara Municipal de Valongo em parceria com outras entidades locais, nasceu em 2015, para dar resposta a um problema social identificado pelas entidades parceiras da rede social : Inexistência de respostas para crianças e jovens com deficiência nas Ferias Escolares / Inexistência de oportunidade aos cuidadores de conciliar a vida profissional com a familiar.
Tendo como princípio orientador a igualdade de oportunidades, incluir através da arte foi a resposta encontrada, dinamizando oficinas adaptadas às potencialidades de cada participante.
PALAVRAS -CHAVES : Arte | Criatividade| Igualdade| Inclusão| Eficiência
Projeto “O Meu Bairro não tem Paredes”
Promovido pela Câmara Municipal de Valongo entidade coordenadora de um consórcio constituído pelos Centros Sociais e Paroquiais de Alfena e Sto. André de Sobrado e Centro Social de Ermesinde. Este projeto resultou da Candidatura no âmbito do Programa Operacional Norte 2020 na tipologia de Operações Integradas para a Inclusão Ativa, terá a duração de 3 anos, tendo tido o seu início a 06/12/2017 com términus a 03/12/2020.
O Presente Projeto dirige-se aos residentes em vários Empreendimentos de Habitação Social do Concelho tendo como objetivos centrais erradicar as causalidades, sintomas e evidências de desfiliação e de precariedade aumentando o sentimento de pertença ligando o Bairro ao Mundo e trazendo o Mundo ao Bairro.
Assim, têm vindo a ser desenvolvidas Ações de Capacitação; Ações de Educação ara a Cidadania, Igualdade e Não Discriminação; Educação para a Saúde; Ações de Inclusão pela Arte e pelo Desporto; Ações de Educação para Cidadania, Igualdade e Não Discriminação; Criação do Clube de Emprego e Formação; Criação do Espaço Residente e de Mediadores Comunitários.
Potencialidades adquiridas:
• ter uma visão mais alargada do papel das autarquias enquanto cidades educadoras;
• confirmar que a partilha e o debate constituem os recursos fundamentais para a edificação de modelos mais eficazes e equitativos;
• perceber que as entidades/ organizações ,os agentes e as intervenções mais próximas dos problemas a superar e das oportunidades a realizar, são as mais eficientes e eficazes para a concretização dos objetivos a alcançar, fomentando o envolvimento da comunidade como exercício de cidadania e participação ativa ;
• aumentar competências profissionais ;