Passar para o Conteúdo Principal Top
logótipo CMV
Perguntas Frequentes   Facebook Twitter Instagram Flickr Youtube ISSUU RSS feed
 

Valongo celebra quadra festiva com Aldeias de Natal, Concertos e Exposições

Notícias
Postal 210x99 natal 2018 1 1024 450
Cartaz a3 aldeia natal 2018 1 1024 450
Exposi  o pres pios 2018 1 1024 450
Cartaz concertos natal e reis 2018 1 1024 450
Montra natal bugiada 2018 cartaz 1 1024 450
12 Dezembro 2018

No âmbito da Quadra Natalícia, o Município de Valongo promove diversas atividades com um forte envolvimento da comunidade local, destacando-se a Aldeia de Natal que este ano vai decorrer até ao dia 23 de dezembro em Valongo (no Largo do Centenário, a partir do dia 13) e em Ermesinde (no Parque Urbano, a partir do dia 14). As inaugurações oficiais das duas Aldeias decorrerão no dia da abertura, pelas 21h00.
Esta iniciativa – realizada em parceria com as respetivas Juntas de Freguesia - vai viver, não só do habitual artesanato e gastronomia de Natal, como também do espírito mágico da época, com animação itinerante, casinhas mágicas, divertimentos natalícios, entre tantas outras surpresas que fazem as delícias de miúdos e graúdos. Naturalmente, não poderá faltar a casa do Pai Natal, o presépio ao vivo ou luminoso e o pinheiro de Natal. O objetivo é celebrar o Natal com toda a sua magia, promovendo a alegria, o convívio, a solidariedade, o empreendedorismo social, a entreajuda, o conhecimento, a partilha e demais valores associados à amizade, com uma forte vertente de inovação e criatividade.
Da estrutura das duas aldeias, e equitativamente divididas, constarão 22 “casinhas mágicas” com diferentes temáticas, que serão ocupadas/dinamizadas por várias entidades. Reconstruirão histórias do imaginário infantil e contarão com a presença de algumas das associações do concelho, da Biblioteca Municipal, das Academias do projeto ASA – Acreditamos em Seniores Ativos, entre outras. Em Valongo, também serão ocupadas com doçaria da época. Em Ermesinde, estas casinhas serão colocadas à volta do lago e, no centro deste mesmo lago, ficará instalada a Casa do Pai Natal, com ponte de acesso devidamente estruturada. Em Valongo, serão distribuídas em círculo no Largo do Centenário e, no centro, ficará instalada uma tenda iglô, com animação permanente (ateliês e pequenos espetáculos). Para além do já referenciado, haverá outros adicionais, como uma tenda de 15x10 metros, para artesanato e gastronomia, em Ermesinde, e seis pérgulas, para artesanato, em Valongo. A estruturação global das duas aldeias inclui também uma zona de divertimentos; venda de algodão doce, pipocas e castanhas; póneis e cavalos para passeios com crianças.
Além das Aldeias de Natal, nesta época festiva o Município de Valongo promove a tradicional exposição/venda de presépios no Museu Municipal de Valongo, o ciclo de concertos de Natal/Reis nas cinco igrejas matrizes do concelho (Alfena, Ermesinde, Valongo, Campo e Sobrado) e a Montra de Natal do Centro de Documentação da Bugiada e Mouriscada. Envio em anexo os cartazes com a programação completa destas atividades.

Consulte o programa completo na nossa Agenda de Eventos