Passar para o Conteúdo Principal Top
logótipo CMV
Perguntas Frequentes   Facebook Twitter Instagram Flickr Youtube ISSUU RSS feed
 

Ações de sensibilização e rastreios de daltonismo em todas as escolas do concelho

Notícias
image title
image title
image title
image title
image title
17 Janeiro 2019

Arrancou, na Biblioteca Municipal de Valongo, mais uma edição do projeto ColorADD nas escolas do Concelho, naquele que é já o 5.º ano consecutivo.
O alerta para a causa do daltonismo na comunidade escolar e ainda a deteção precoce do daltonismo na infância são os principais objetivos deste projeto que o Município de Valongo abraçou em 2014 em parceria com a ColorADD.Social – Associação. Nos últimos quatro anos o projeto conseguiu abranger cerca de 3400 alunos e alunas do Concelho de Valongo.
Considerando a abrangência que o daltonismo tem na população e conscientes de que é na escola que tipicamente a população daltónica vive os primeiros constrangimentos de exclusão e falta de acessibilidade é igualmente neste contexto que importa intervir e que o processo de aprendizagem e apropriação do código tem maior potencial, por isso a Câmara Municipal de Valongo volta a apostar em ações de sensibilização e rastreios de daltonismo em todas as suas escolas.
As primeiras sessões realizaram-se esta manhã, na Biblioteca Municipal de Valongo, com as turmas do agrupamento de Escolas de Campo, e esta tarde na Escola Básica S. João de Sobrado, com as turmas do Agrupamento de Escolas de Valongo. Este ano o projeto inclui as sessões “Ver e Sentir as Cores”, de sensibilização e informação sobre o Código ColorADD, dinamizadas pelos técnicos da ColorADD.Social, que irão envolver todas as turmas 36 do 4.º ano do 1.º ciclo das escolas públicas, entre os dias 14 e 17 de janeiro, num total de 10 sessões.
Em complemento às sessões de sensibilização vão-se realizar rastreios de acuidade visual e daltonismo, a realizar pelos técnicos das empresas óticas nas escolas básicas, a todos/as os/as alunos/as do 4º ano, que decorrerão entre 15 e 21 de janeiro. Em parceria com a ColorADD.Social – Associação e com empresas óticas concelhias, que disponibilizam meios técnicos e humanos fundamentais para a concretização da atividade, as ações de Rastreio de daltonismo e da acuidade visual dirigem-se a alunos e alunas do 4º ano do 1º ciclo.
No final, todas as crianças, que totalizam perto de 800, recebem ainda um ColorADD School Kit, composto por um saco/mochila com Caixa de 12 lápis cor redondos 18cm – ColorADD e uma Sebenta, oferecidas pelo Município de Valongo.