Ações de sensibilização e rastreios de daltonismo em todas as escolas do concelho

17 Janeiro 2019

Arrancou, na Biblioteca Municipal de Valongo, mais uma edição do projeto ColorADD nas escolas do Concelho, naquele que é já o 5.º ano consecutivo.
O alerta para a causa do daltonismo na comunidade escolar e ainda a deteção precoce do daltonismo na infância são os principais objetivos deste projeto que o Município de Valongo abraçou em 2014 em parceria com a ColorADD.Social – Associação. Nos últimos quatro anos o projeto conseguiu abranger cerca de 3400 alunos e alunas do Concelho de Valongo.
Considerando a abrangência que o daltonismo tem na população e conscientes de que é na escola que tipicamente a população daltónica vive os primeiros constrangimentos de exclusão e falta de acessibilidade é igualmente neste contexto que importa intervir e que o processo de aprendizagem e apropriação do código tem maior potencial, por isso a Câmara Municipal de Valongo volta a apostar em ações de sensibilização e rastreios de daltonismo em todas as suas escolas.
As primeiras sessões realizaram-se esta manhã, na Biblioteca Municipal de Valongo, com as turmas do agrupamento de Escolas de Campo, e esta tarde na Escola Básica S. João de Sobrado, com as turmas do Agrupamento de Escolas de Valongo. Este ano o projeto inclui as sessões “Ver e Sentir as Cores”, de sensibilização e informação sobre o Código ColorADD, dinamizadas pelos técnicos da ColorADD.Social, que irão envolver todas as turmas 36 do 4.º ano do 1.º ciclo das escolas públicas, entre os dias 14 e 17 de janeiro, num total de 10 sessões.
Em complemento às sessões de sensibilização vão-se realizar rastreios de acuidade visual e daltonismo, a realizar pelos técnicos das empresas óticas nas escolas básicas, a todos/as os/as alunos/as do 4º ano, que decorrerão entre 15 e 21 de janeiro. Em parceria com a ColorADD.Social – Associação e com empresas óticas concelhias, que disponibilizam meios técnicos e humanos fundamentais para a concretização da atividade, as ações de Rastreio de daltonismo e da acuidade visual dirigem-se a alunos e alunas do 4º ano do 1º ciclo.
No final, todas as crianças, que totalizam perto de 800, recebem ainda um ColorADD School Kit, composto por um saco/mochila com Caixa de 12 lápis cor redondos 18cm – ColorADD e uma Sebenta, oferecidas pelo Município de Valongo.