Passar para o Conteúdo Principal Top
logótipo CMV
Perguntas Frequentes   Facebook Twitter Instagram Flickr Youtube ISSUU RSS feed

Diagnóstico

Processo Participativo da 2ª Revisão do PDM

Sessões de Diagnóstico

A segunda etapa do processo – Diagnóstico – decorreu entre outubro e dezembro de 2020, em sessões presenciais e online nas Freguesias do Concelho. Foi o momento de conhecer as diferentes memórias dos cidadãos sobre o seu território e ajudar a construir uma visão partilhada dos problemas e potencialidades de cada uma das Freguesias.
Cada sessão teve como resultado um mapa das memórias coletivas da identidade da Freguesia e um conjunto de contributos acerca dos constrangimentos e potencialidades de cada território.

A ronda de reuniões participativas pelo conjunto das freguesias permitiu apurar um diagnóstico cidadão do território. Cada uma das sessões teve início com uma “visita ao passado”, na qual os participantes foram convidados a partilhar memórias e histórias da sua freguesia e comunidade, contribuindo assim para a criação de um mapa de memórias, retrato afetivo dos lugares e das gentes que o habitaram. Os relatos evocaram a identidade de Alfena, Ermesinde, Valongo, Campo e Sobrado em seus eventos culturais e religiosos, seus edifícios, lugares e espaços, suas pessoas e organizações e sobre os modos de vida e atividades valonguenses.

Numa segunda fase, e de modo alicerçado nos relatos do passado, procurou-se compreender o presente, e o que neste são recursos e problemas. Os participantes identificaram os aspetos que consideraram positivos e negativos, os quais se organizaram em grandes temas: Património e Identidade, Ambiente e Paisagem, Atividades Económicas, Mobilidade e Acessibilidade, Organização Territorial e Equipamentos Coletivos.

Os contributos gerados nessa etapa serviram de base para os trabalhos da etapa 3 - Propostas.

Mapa de Memórias e Newsletters