Passar para o Conteúdo Principal Top
logótipo CMV
Perguntas Frequentes   Facebook Twitter Instagram Flickr Youtube ISSUU RSS feed

Ações Experimentais

A etapa 4 - Ações experimentais é um momento de grande importância para o processo participativo da 2a. revisão do Plano Diretor Municipal de Valongo. Prevê a conceção de micro-ações nas Freguesias, resultantes das propostas relevantes identificadas pelos cidadãos na fase anterior. Com estas ações pretende-se experimentar algumas dessas propostas de modo expedito, colaborativo e de baixo custo.

“Experimentar” neste contexto significa conceber, ensaiar e testar colaborativamente as ideias da comunidade, em micro-escala, com baixo custo, mas com impacto imediato, permitindo conhecer os recursos e avaliar a possibilidade futura de investimento em projetos definitivos da mesma natureza, com maior assertividade e eventualmente a replicar noutros lugares.

As ações experimentais contribuem para que as ideias coletivas ganhem corpo e substância, alimentem dinâmicas cidadãs para a sua concretização e fortaleçam os laços da comunidade.

Para que uma ação experimental aconteça é fundamental que cidadãos ativos do Concelho assumam o papel de proponentes das ações e participem ativamente da sua elaboração.

Na etapa 3 foram identificadas 50 ideias de ações. Destas, em duas sessões realizadas em junho/julho de 2021, os cidadãos selecionaram 8 ações para experimentação:

  • Eixo Espaço Público e Mobilidade
    • Alfena - Promover e incentivar a mobilidade ativa (pedonal e ciclável)
    • Campo e Sobrado - Promover a mobilidade ativa na envolvente escolar
    • Ermesinde - Organizar um “Dia Sem Carros”
    • Valongo - Novos usos do espaço público (Rua de São Mamede)
  • Eixo Identidade e Património
    • Campo e Sobrado - Laboratório da paisagem
    • Valongo - Laboratório da paisagem e do património + Experiência das Serras
    • Alfena - Troca de experiências entre associações e coletividades (para todo o município)

É chegado o momento de avançar na conceção das ações experimentais selecionadas. Pretende-se que a etapa de ações experimentais permita aprofundar o envolvimento dos cidadãos e tornar a ação coletiva mais responsiva, através de uma metodologia que procurará ilustrar os anseios coletivos, testar conceitos e aprofundar laços entre os cidadãos, os técnicos e os decisores.

Neste sentido, decorrerá uma sessão participativa no próximo dia 31 de março de 2022, às 21h, no Auditório António Macedo, onde serão discutidos os próximos passos para a concretização das ações.

Dada a importância do Processo Participativo e dos resultados dele esperados, apelamos à vossa intensa participação e mobilização, solicitando a confirmação da vossa presença através do formulário de inscrição disponível em https://www.cm-valongo.pt/p/pdm2020. Após a inscrição, receberá por e-mail um link para aceder à sessão. Toda a informação sobre o processo participativo pode ser consultada em https://www.cm-valongo.pt/participarpdm