Passar para o Conteúdo Principal Top
logótipo CMV
Perguntas Frequentes   Facebook Twitter Instagram Flickr Youtube ISSUU RSS feed
 

À procura do meu lugar

«À procura do meu lugar» é uma iniciativa promovida pelo Município de Valongo no âmbito do V4.0, um processo participativo das crianças e jovens na revisão do Plano Diretor Municipal (PDM), que pretende envolver as crianças do 1.o e 2.o ciclo na reflexão sobre o futuro dos seus espaços de brincar, nomeadamente o recreio da escola, o parque infantil, a praça, o jardim ou outros lugares perto das suas residências.

Tendo consciência das dificuldades do presente momento, no qual os alunos estão privados de estar presencialmente com os seus colegas e amigos, lançamos este desafio para que as crianças pensem nos lugares de brincar que mais utilizam, identifiquem os seus aspetos positivos e negativos e sugiram propostas para a sua melhoria, tudo num caderno de atividades colorido e apelativo. O exercício apela a três tipos de competências, saber observar, perguntar e inventar, pelo que convidamos os participantes a interagir com os professores, os familiares, os amigos, os vizinhos e até com a equipa do PDM.

O projeto começará a partir do dia 15 de fevereiro, após a primeira semana do regresso a aulas não presenciais, e pode ser descarregado no link abaixo. Caso haja alunos que não tenham acesso aos meios digitais, a autarquia poderá providenciar a sua entrega em papel. A iniciativa decorrerá até ao dia 15 de março, tendo a autarquia a expectativa que chegue aos 2.700 alunos do 1.º ciclo (134 turmas) e aos 1.600 alunos do 2.º ciclo (77 turmas).

O caderno é composto por dois volumes: o À procura do meu lugar - Volume 1com a apresentação e explicações (oito páginas) e o  À procura do meu lugar - Volume 2 com as atividades (seis páginas). Para participar, só é necessário imprimir o segundo volume.

Assim que os alunos terminarem as atividades, os encarregados de educação deverão fotografar os trabalhos (incluindo a autorização de participação) com a melhor definição possível e enviá-los em formato jpg ou pdf pelas seguintes formas alternativas:

● Através do email revisaopdm@cm-valongo.pt 

● Preenchendo o formulário: forms.gle/3gJrQKwh3jGFNBcG8

● Enviando por mensagem no facebook: https://www.facebook.com/aprocuradomeulugar

Caso não possuam forma de enviar o conteúdo por via digital, poderão combinar com a organização (revisaopdm@cm-valongo.pt) um outro meio de entrega.

Por último, quando as condições o permitirem, será realizada uma exposição de todos os trabalhos e os participantes e suas famílias serão convidados a selecionar algumas das propostas e a realizar ações de experimentação de baixo custo e impactorápido de algumas dessas melhorias.

Terminamos referindo que o Município de Valongo conta com a colaboração do Laboratório de Planeamento e Políticas Públicas da Universidade de Aveiro para dinamizar esta iniciativa, pelo que qualquer esclarecimento poderá ser feito pelo email l3p@ua.pt. Os seus membros estão disponíveis para reunir com os docentes interessados em participar ou para tirar qualquer dúvida dos encarregados de educação.

Acreditamos que este «À procura do meu lugar» é uma boa ferramenta de ensino-aprendizagem que permite exercitar as competências da oralidade e da escrita e combinar os conhecimentos do estudo do meio, das artes visuais e da cidadania e desenvolvimento. Os desafios do presente podem ser uma forma de reinventar o futuro e de capacitar as nossas crianças para serem cidadãos mais ativos e interventivos.

Acompanhe todo o processo de revisão do PDM através do link: https://www.cm-valongo.pt/pages/1097

143052875_101362431979297_7690276257833557765_o