Passar para o Conteúdo Principal Top
logótipo CMV
Perguntas Frequentes   Facebook Twitter Instagram Flickr Youtube ISSUU RSS feed
 

Bugiada e Mouriscada

Eventos
24 Jun 2019
Cartaz bugiada generico 1 768 978
Adicionar a calendário 2019-06-24 15:17:00 2019-06-24 15:17:00 Europe/Lisbon Bugiada e Mouriscada Sobrado - Valongo

No dia 24 de junho, a vila de Sobrado acolhe uma das mais importantes manifestações culturais do país: a Bugiada e Mouriscada do São João de Sobrado. Ao longo de todo o dia, centenas de sobradenses percorrem as ruas da freguesia representando uma lenda secular que gira em torno de uma imagem milagrosa de S. João.

A Bugiada e Mouriscada é uma das maiores e mais genuínas tradições do País. Trata-se de manifestação cultural ímpar em todo o mundo que acontece uma única vez por ano, no dia de São João, a 24 de junho, em Sobrado – Valongo. O Largo do Passal é o palco principal das encenações das lutas entre Bugios (Cristãos) e Mourisqueiros (Mouros), pela posse de uma imagem milagrosa de São João Baptista. A Bugiada e Mouriscada dura todo o dia e integra-se nas Festas de São João de Sobrado. São cerca de mil os participantes trajados com vestes de veludo colorido que dão cor e vida à tradição ancestral, que todos os anos atrai dezenas de milhares de visitantes. Os momentos mais altos da festa são a Procissão em Honra em de São João (11h30), a Dança de Entrada (12h30) e a Prisão do Velho (19h30).

Esta festividade única no mundo está já classificada como Património Cultural Imaterial de Interesse Municipal, integrando também a Rede da Máscara Ibérica. Com o intuito de uma maior valorização e promoção, esta festividade popular encontra-se em processo de estudo científico, por uma equipa da Universidade do Minho, tendente à inscrição no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial e lista representativa do património imaterial da humanidade da Unesco.

A festa só dura um dia, mas o Município de Valongo promove os Bugios e Mourisqueiros durante todo o ano, sobretudo junto das escolas, promovendo e apoiando exposições e outras iniciativas relacionadas com a temática. No âmbito da estratégia de promoção desta logomarca, foi também inaugurado em 2014 o Centro de Documentação da Bugiada e Mouriscada, localizado no antigo Centro Cultural de Sobrado, sito na Rua de Campelo, 340, Sobrado – Valongo. Trata-se de um espaço interpretativo da festa, inserido no plano de salvaguarda desta tradição. O Centro de Documentação da Bugiada e Mouriscada funciona também como um polo agregador de informação temática e difusor da singular manifestação, contribuindo para que os visitantes de Sobrado compreendam a festa e sejam cativados a regressar no dia de S. João ou em qualquer outro dia do ano.

A Festa do S. João de Sobrado está também incluída no projeto da Lipor «Recolha Seletiva em Festas e Romarias». O benefício resultante da quantidade de resíduos recicláveis recolhidos reverterá a favor dos Corpos dos Bombeiros Voluntários de Valongo e de Ermesinde. Assim, durante as festividades quem separar corretamente plástico, vidro e papel estará simultaneamente a contribuir para o Ambiente e para uma causa solidária. Ou seja, quanto maior for a quantidade de resíduos devidamente separados, maior será o donativo atribuído aos Bombeiros de Ermesinde e de Valongo.

image title
image title
image title
Local:
Sobrado - Valongo