Passar para o Conteúdo Principal Top
logótipo CMV
Perguntas Frequentes   Facebook Twitter Instagram Flickr Youtube ISSUU RSS feed
 

Semana Europeia da Mobilidade

Eventos
16 a 22 Set 2019
Sem 2019 cartaz web 1 768 978
Adicionar a calendário 2019-09-16 16:16:00 2019-09-22 16:16:00 Europe/Lisbon Semana Europeia da Mobilidade Evento

Programa completo

Decorre de 16 a 22 de setembro a 18.ª edição da SEMANA EUROPEIA DA MOBILIDADE (SEM), culminando com o Dia Europeu Sem Carros a 22 de setembro. Esta campanha europeia procura desde 2002 melhorar a saúde pública e a qualidade de vida, através da promoção da mobilidade limpa e do transporte urbano sustentável e tem vindo a contar com a crescente adesão dos municípios portugueses.

O Município de Valongo associa-se a esta iniciativa sob o tema «Caminhar e pedalar em segurança». A edição da SEM 2019 pretende, entre outros aspetos, evidenciar os benefícios ambientais, financeiros e para a saúde dos cidadãos, associados à mobilidade ativa e sustentável.

As iniciativas começam logo no dia 16, com a inauguração da ciclovia e pista urbana de atletismo na Av. Dr. Fernando de Melo (Lagueirões).

No dia 17, há uma caminhada no corredor ecológico, entre a Aldeia do Couce e Valongo.

No dia 18, realiza-se uma ação de formação e prevenção rodoviária para transportes de micromobilidade, com a apresentação do Portal «Júnior Seguro», na E.B. 2/3 D. António Ferreira Gomes, em Ermesinde. Clique aqui  para descarregar o folheto informativo «O Ciclismo vai à Escola | Uso da Bicicleta em Meio Urbano».

No dia 19, serão realizadas receções provisórias de obras realizadas no âmbito do PMAT - Plano de Mobilidade e Acessibilidade para Todos.

No dia 20, será inaugurado o primeiro Espaço «Kiss and Ride» do concelho na Escola Secundária de Ermesinde. No sábado, assinala-se o dia da Cidade sem Barreiras, realizando-se a partir das 10h00 um passeio para pessoas com mobilidade condicionada, em Valongo.

No Dia Sem Carros, no domingo, dia 22, serão encerradas a Rua de São Mamede, Valongo, e Rua D. António Ferreira Gomes, Ermesinde. Haverá rastreios de saúde e uma caminhada pela Via do Peregrino, com saída em simultâneo dos dois grupos da Rua São Mamede, em Valongo, e da Junta de Ermesinde. 

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas através do link: https://www.cm-valongo.pt/pages/803

Será oferecido um kit (camisola, mochila e cantil) às 300 primeiras pessoas inscritas.

Os grupos cruzam-se na zona industrial para uma pausa, beber água e trocar experiências, seguindo depois para a cidade vizinha.

A esta caminhada junta-se também um grupo de jovens da iniciativa nacional «Vamos Limpar Portugal», que consiste numa ação de limpeza das ruas do concelho, especialmente de beatas de cigarro. cartaz da iniciativa

Porque o envolvimento e compromisso locais são imprescindíveis, apelamos à participação nesta relevante iniciativa, que é cada vez mais reconhecida dentro e fora da Europa, e que contribui de forma significativa para a desejável alteração de comportamentos em prol de uma maior sustentabilidade ambiental e duma melhor qualidade de vida.

A Agência Portuguesa do Ambiente assegura a coordenação técnica nacional deste projeto, disponibilizando em www.apambiente.pt informações sobre o planeamento e a organização da SEM, bem como instrumentos de trabalho e elementos de comunicação indispensáveis para as ações a realizar localmente.

Mais informações poderão ser encontradas em:
https://apambiente.pt/index.php?ref=19&subref=138&sub2ref=168&sub3ref=232

http://www.mobilityweek.eu/

#mobilityweek #municípiodevalongo #mobilidade #mobilidadeemvalongo #ambiente #CP #caminhaconnosco #sustentabilidade