Passar para o Conteúdo Principal Top
logótipo CMV
Perguntas Frequentes   Facebook Twitter Instagram Flickr Youtube ISSUU RSS feed
 

Festa do Brinquedo

Eventos
27 a 29 Set 2019
Cartaz festa brinquedo 2019 r2 1 768 978
Adicionar a calendário 2019-09-27 12:58:00 2019-09-29 12:58:00 Europe/Lisbon Festa do Brinquedo Alfena

Programa completo

A Festa do Brinquedo realiza-se de 27 a 29 de setembro, no Centro Cultural de Alfena e área envolvente, este ano numa extensão ainda mais alargada, para receber milhares de pessoas de diferentes gerações com a magia e o encanto das brincadeiras de antigamente. Promovida pela Câmara Municipal de Valongo em parceria com a Junta de Freguesia de Alfena, a Festa do Brinquedo é um grande evento organizado para a preservar, valorizar e divulgar o brinquedo tradicional enquanto património identitário do concelho de Valongo, reforçando-se assim a estratégia de afirmação não só na região, mas também no País e no Noroeste Peninsular.
“A organização desta festa anual dedicada ao Brinquedo Tradicional Português é mais um contributo para reforçar a nossa estratégia de afirmação do Município de Valongo através das marcas identitárias. Sejam de madeira, metal ou plástico injetado, ninguém fica indiferente aos brinquedos de outros tempos, que se fabricaram e ainda fabricam não só em Alfena mas também em Ermesinde, salienta o Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, recordando que “em breve vai avançar a Oficina de Promoção do Brinquedo Tradicional Português, um projeto que, mais do que recordar a história, pretende preservar o saber fazer de gerações com abordagens inovadoras”.
A abertura oficial realiza-se de sexta-feira, às 21h00, com a Parada Luminosa da Criança e do Brinquedo. Nesta edição, destacam-se a Homenagem ao Artesão Manuel Ferreira (Encrenca), o lançamento do livro «Brinquedo Tradicional Português – Uma história a descobrir no concelho de Valongo», e a iniciativa «Gerações em Rolamentos», um dos projetos vencedores da categoria Gerações do Orçamento Participativo de Valongo que consiste numa corrida de carrinhos de rolamentos intergeracional.
Além das exposições alusivas à temática do Brinquedo Tradicional Português, os visitantes terão a oportunidade de usufruir de demonstrações de trabalho ao vivo. No Parque do Vale do Leça, decorrerão os espetáculos programados para todo o tipo de públicos e idades. Kappa Jota e Putzgrilla, Augusto Canário, Heidi e Abelha Maia são os destaque da programação do palco principal, mas todo o recinto da festa será alvo de uma grande dinâmica, que inclui teatro, dança, passeios a cavalo, jogos tradicionais, atividades desportivas e apresentações de grupos de animação itinerante.

image title
Horário:

Sexta-feira > 18h00 – 24h00
Sábado > 11h00 – 24h00
Domingo > 11h00 – 22h00

Local:
Alfena
Preço:

Entrada livre e gratuita