Passar para o Conteúdo Principal Top
logótipo CMV
Perguntas Frequentes   Facebook Twitter Instagram Flickr Youtube ISSUU RSS feed
 

Laboratório de poesia PARA QUE ALGUNS A POSSAM AMAR | MANIFESTUM arte de dizer 2020

Eventos
07 Set 2020
 lab1 manifestum2020 cartazweb 1 768 978
Adicionar a calendário 2020-09-07 00:07:00 2020-09-07 00:07:00 Europe/Lisbon Laboratório de poesia PARA QUE ALGUNS A POSSAM AMAR | MANIFESTUM arte de dizer 2020 Evento

PARA QUE ALGUNS A POSSAM AMAR
Laboratório de Poesia por Isaque Ferreira
segundas e quartas, das 19h00 às 21h00
Setembro, 7, 9, 14, 16, 21, 23, 28, 30

Museu Municipal e Arquivo Histórico de Valongo
Contactos: 224 219 270 | biblioteca@cm-valongo.pt

“Falar dos poetas e dos seus livros, falar os seus poemas, eis a abordagem privilegiada para esta incursão pela poesia, percorrendo os seus caminhos reais e quotidianos e comunicantes. Além de aludir os aspectos biográficos de realce para a construção da obra que os autores partilham com o leitor, com passagem pelo essencial das suas bibliografias e outros aspectos relevantes para os seus trajectos literários, traça-se um itinerário que encontre leituras plurais do poema, abordando pontos referenciais, sejam temáticas, de época, por afinidade com um dado assunto, etc, de modo a que o sentido da poesia seja mais tangível, descodificado, de participação no real. Este laboratório expande-se pela reflexão e debate da matéria poética, identificando caminhos para a descoberta, o assombro, a liberdade do corpo a corpo entre o leitor e o POEMA, sempre vincando o mapa com a força e a volumetria própria das palavras.”

Laboratório no âmbito da programação do MANIFESTUM arte de dizer | Valongo 2020, evento com Organização do Município de Valongo e Produção Exemplo Extremo.

o MANIFESTUM avança com o objectivo primordial de sublinhar Valongo como casa de uma inédita aventura no nosso país: o alcance incomensurável que a PALAVRA DITA cria.
Abordar a PALAVRA para além do seu habitual corpo escrito, por via da literatura, dotando-a de diversas cúmplices manifestações, assumindo valências que ultrapassem a comum promoção do interesse pela leitura, é um valor decisivo desta nova aposta.
Procurando na PALAVRA a sua essência, um mais intenso comprometimento e afinidade entre os seus dilectos pares, os leitores e os criadores dessa matéria única e privilegiada do ser comunicante, inaugural ao humano. E, assim, revelar voz às PALAVRAS, na justa dimensão que elas nos exigem, por veículo garantido que são da substância real da nossa necessidade de partilha, onde nos recriamos, comunicamos, nos afirmamos.

#manifestum #artededizer #valongo #poesia #palavra #leitura #laboratório #exemploextremo #museumunicipalvalongo #forumculturalermesinde