Passar para o Conteúdo Principal Top
logótipo CMV
Perguntas Frequentes   Facebook Twitter Instagram Flickr Youtube ISSUU RSS feed
 

Arte in Excelsis - exposição do património artístico e religioso do concelho de Valongo

Eventos
10 Abr a 31 Dez 2021
Mupi 120x176 cm page 0001 1 768 978
Adicionar a calendário 2021-04-10 00:00:00 2021-12-31 00:00:00 Europe/Lisbon Arte in Excelsis - exposição do património artístico e religioso do concelho de Valongo Museu Municipal de Valongo

A Arte elevada ao seu expoente máximo! Alfena, Campo, Ermesinde, Sobrado e Valongo e ainda o Santuário Diocesano de Santa Rita e o Museu de Arte Sacra e Arqueologia do Seminário Maior do Porto expõem o seu património na exposição Arte in excelsis que conta, ainda, com uma peça representativa de Cristo na Cruz, da autoria do escultor Jorge Curval.

São verdadeiros tesouros de arte sacra que vêm à luz, desafiando o nosso conhecimento, despertando os nossos sentimentos, transportando-nos mais além… O Culto e a Cultura em perfeita união. É nesta premissa que assenta a sublime exposição sobre o património artístico e religioso do concelho, promovida pelo Município de Valongo. 

Trata-se de uma oportunidade única de usufruir desta riqueza, que revela traços de fé, de religiosidade e da própria identidade das comunidades locais.

Arte in excelsis inaugura no dia 10 de abril, com a presença do Bispo do Porto, D. Manuel Linda, do Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, e do presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), Luís Pedro Martins.

A exposição poderá ser visitada até 31 de dezembro, no Museu Municipal Valongo, sendo obrigatória a marcação através do telefone 222 402 033 ou do email dct@cm-valongo.pt

A entrada é gratuita com o número de visitantes condicionado às normas impostas pela Direção Geral da Saúde, em vigor.

Paralelamente à exposição “Arte in excelsis”, o Município de Valongo instalou no eixo histórico da cidade três esculturas da autoria de Jorge Curval, alusivas a três momentos dos “Santos Passos da Paixão da Cristo”, recuperando assim uma tradição secular do concelho.

As peças podem ser visitadas nos seguintes locais:

Passo Segundo – “A Queda”, na Rua do Sol
Passo Quinto – “Verónica”, na Rua de S. Mamede, junto ao Museu Municipal
Passo Sexto – “Filhas de Jerusalém”, na Rua de Sousa Paupério.

Local:
Museu Municipal de Valongo
Preço:

Entrada gratuita, sujeita a reserva prévia

Informação adicional:

Obrigatório uso de máscara e cumprimento das regras da Direção-Geral da Saúde