Passar para o Conteúdo Principal Top
logótipo CMV
Perguntas Frequentes   Facebook Twitter Instagram Flickr Youtube ISSUU RSS feed

BioBlitz – BiodiverCities Valongo

Eventos
03 Jul 2021
Bioblitz final posterfacebook 1 768 978
Adicionar a calendário 2021-07-03 00:00:00 2021-07-03 00:00:00 Europe/Lisbon BioBlitz – BiodiverCities Valongo Evento

Estão abertas as inscrições para o BioBlitz – BiodiverCities Valongo – uma caminhada animada pelo corredor verde da cidade de Valongo que liga o Parque da Cidade ao Parque da Juventude, no dia 03 de julho, das 10h00 às 12h00.

Um BioBlitz é um evento em que se pretende encontrar e identificar o maior número possível de espécies numa determinada área e durante um curto período de tempo. Este evento reunirá cientistas, famílias, e outros membros da comunidade, para juntos descobrirem a biodiversidade ao longo do percurso definido.

Serão observadas todas as normas sanitárias indicadas pela DGS para eventos de natureza pública.
Inscrições através do formulário: https://www.cm-valongo.pt/p/eventosbiodivercities

O Município de Valongo integra a rede de cidades criada no âmbito do projeto europeu BiodiverCities que visa envolver os cidadãos na cocriação de cidades mais sustentáveis. O principal objetivo da rede é desenvolver um roteiro para melhorar a biodiversidade urbana e as infraestruturas verdes das cidades europeias até 2030, através da participação da sociedade civil na tomada de decisão para a construção de uma visão conjunta da cidade verde de amanhã.

No sentido de estimular uma cultura de cidadania exigente e o envolvimento ativo dos Valonguenses na preservação e promoção da biodiversidade, o Município está a promover um processo participativo do qual fará parte um conjunto de iniciativas abertas aos cidadãos que conta com o apoio do Laboratório de Planeamento e Políticas Públicas (L3p) da Universidade de Aveiro.

A primeira etapa – Diagnóstico e Propostas – decorreu em fevereiro, e envolveu, para além do Executivo Municipal, os Técnicos da Câmara Municipal de Valongo e organizações locais.

A segunda etapa do processo – Ações Experimentais – que agora se inicia, decorrerá entre julho e dezembro de 2021, em eventos a realizar nas Freguesias do Concelho.