Município investe mais de 200.000 Euros em protocolos de desenvolvimento cultural

26 Fevereiro 2019

Ao longo do ano, a Câmara Municipal de Valongo vai investir mais de 200 mil Euros em atividades de desenvolvimento cultural em parceria com mais de 40 associações concelhias, de modo a garantir a realização de diversos eventos que passam pela dança, música, teatro, exposições, entre outras vertentes. Além de garantir uma oferta cultural de qualidade, esta aposta do Município permite manter o associativismo como um espaço de afirmação da comunidade.
“Dedicamos uma fatia muito significativa do orçamento municipal à área da Cultura, porque acreditamos que só assim seremos capazes de manter viva a identidade cultural desta terra que agrega a cidade de Alfena, Ermesinde e Valongo e as vilas de Campo e Sobrado”, salientou o Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro na cerimónia de assinatura dos protocolos de desenvolvimento cultural com 43 associações concelhias, no valor global de 116.000 Euros.
O autarca referiu que além destes acordos de cooperação, faltam ainda assinar os protocolos que asseguram a realização de outros eventos âncora da programação cultural do Município de Valongo, designadamente a Mostra Internacional de Teatro, o MagicValongo, o concurso Alma do Fado e a Festa da Bugiada e Mouriscada, com um investimento previsto de mais 56.000 Euros.
De destacar também os protocolos que envolvem as escolas, no valor de 38.213 Euros e que se traduzem na implementação dos projetos Palco Letivo, Mostra-TE, Expressa-TE, e As Artes vão à Escola.
“Para além destes apoios diretos na promoção, temos de considerar os apoios indiretos ao nível da isenção de taxas e do apoio logístico, que quando contabilizados somam largos milhares de euros. Mas este esforço vale a pena porque traz muito retorno. São estas atividades culturais como o teatro que nos ajudam a ser mais humanos, a conhecermo-nos melhor e ao mundo, a sermos cidadãos mais completos”, concluiu José Manuel Ribeiro, exortando mais uma vez as associações a “superarem novos desafios, a surpreenderem-se a elas próprias e à comunidade e a manterem bem viva a identidade cultural da terra da lousa, dos brinquedos tradicionais, da regueifa e dos biscoitos, dos Bugios e Mourisqueiros, do património religioso e das serras e rios que incluem o Parque das Serras do Porto”.

Os Protocolos de Desenvolvimento Cultural para o ano de 2019 foram celebrados com as seguintes instituições:
1. Associação Cultural e Artística de Dança Oriental Yoga e Terapias Naturais - 3.ª Essência
2. Academia “O Mestre”
3. Academia de Formação Equestre e Hipoterapia de Valongo e Campo - Centro Hípico de Valongo (?)
4. Ágorarte – Associação Cultural e Artística
5. Art Im’Anjos
6. ASPRECA
7. Associação “Os Filhos da Pauta”
8. Associação Académica e Cultural de Ermesinde
9. Associação Cabeças no Ar e Pés na Terra
10. Associação Chorum Dei Laetitia
11. Associação Cultural e Desportiva dos Canários de Balselhas
12. Associação Cultural e Recreativa Fora d’Horas
13. Associação Cultural e Recreativa Vallis Longus
14. Associação das Coletividades de Valongo
15. Associação Desportiva e Recreativa da Gandra
16. Associação Juvenil, Desportiva e Cultural do Penido
17. Associação Organizadora “Casa do Bugio”
18. Associação os Boinas Verdes do Concelho de Valongo (?)
19. Associação Recreativa e Cultural da Azenha (ARCA)
20. Associação Social e Cultural de Sobrado
21. Banda Musical de S. Martinho de Campo
22. Centro Recreativo Estrelas da Balsa
23. Confraria do Pão, da Regueifa e do Biscoito de Valongo
24. Cuca Macuca – Associação de Desenvolvimento Integrado
25. EDUCASOM – Associação de Artes e Cultura (?)
26. Escola de Dança de Ermesinde - Associação de Apoio às Artes Performativas (?)
27. Fenómeno Dinâmico
28. Grupo Dramático e Musical de Campo
29. Grupo Dramático e Recreativo de Retorta (?)
30. Grupo Etnográfico de Danças e Cantares Regionais do Norte
31. Grupo Etnográfico e Cantadeiras do Leça
32. Grupo Folclórico “As Padeirinhas de Valongo”
33. Núcleo Cultural e Recreativo de Valongo
34. Paróquia de Alfena:
a. Banda Musical de S. Vicente de Alfena
b. Grupo Folclórico do Centro Social e Paroquial de Alfena (?)
35. Plumas Negras Associação Cultural e Recreativa (ex- Grupo Cénico de Alfena)
36. Rancho Infantil e Juvenil “As Padeirinhas de Valongo”
37. Rancho Regional de Campo
38. Rancho Folclórico de St.º André de Sobrado
39. Rotary Club de Valongo
40. Sabor a Teatro – Associação Cultural
41. Sombras e Baladas
42. Teatro Amador Susanense (TAS)
43. Grupo Zés Pereiras Lusitanos (?)