Passar para o Conteúdo Principal Top
logótipo CMV
Perguntas Frequentes   Facebook Twitter Instagram Flickr Youtube ISSUU RSS feed
 

Alunos de Valongo participaram em sessão de esclarecimento sobre ensino superior

Notícias
Alunos de Valongo participaram em sessão de esclarecimento sobre ensino superior
DSC05064
DSC05090
DSC05073
DSC05083
DSC05158
DSC05141
DSC05223
DSC05216
25 Março 2019

Cerca de 350 alunos do Concelho de Valongo (Escola Secundária de Valongo, Consultâmega e CENFIM) participaram numa sessão de esclarecimento sobre o Ensino Superior, e os seus respetivos processos de acesso, candidaturas e plataforma DGES.
A atividade que decorreu no auditório municipal Dr. António Macedo do Fórum Cultural Vallis Longus, nos dias 18, 19 e 25 de março, em colaboração com Associação Juvenil Inspirar o Futuro (também conhecida por Yorn Inspiring Future).
No final, encontraram ao seu dispor uma Feira de Orientação Profissional, composta por 45 instituições de ensino superior onde puderam reunir mais informações, testemunhos e colocar eventuais questões.
A Associação Juvenil Inspirar o Futuro, sem fins lucrativos, que há vários anos colabora com Gabinetes de Acesso ao Ensino Superior (GAES), tem como objetivo promover a capacitação dos jovens através da educação e da formação para o desenvolvimento das suas capacidades pessoais e sociais, por forma a alcançarem o seu máximo potencial para a entrada no mercado de trabalho.
Procuram investir na transformação da sociedade portuguesa a começar dos pontos de viragem dos jovens. Para que essa geração saiba tomar decisões conscientes, saiba planear o seu futuro e a sua gestão de carreira, saiba o que tem de desenvolver e o que tem para dar ao mercado de trabalho. Querem uma juventude proativa e responsável.
Já com uma experiência de 5 anos letivos no terreno, o projeto Inspiring Future percorreu centenas de escolas secundárias, públicas e privadas, por todo o território nacional. Através de uma abordagem e metodologia inovadora, esta projeto tem demonstrado excelentes resultados no impacto alcançado com os jovens.
Esta metodologia passa por um novo formato de orientação profissional, complementar ao trabalho realizado pelos serviços de psicologia e orientação escolar, que vem desenvolver as competências necessárias para que os jovens consigam tomar decisões de forma consciente, apoia-os na definição do seu projeto de carreira e prepara-os para o mercado de trabalho. Por outro lado, pretende também oferecer toda a informação necessária sobre o Ensino Superior, esclarecendo o seu processo de candidatura.