Banco Local de Voluntariado assinalou 13.º aniversário com projeto "VOAR em Valongo"

02 Maio 2019

No Município de Valongo, o voluntariado é encarado como uma ferramenta de construção de consciência, de tolerância e de responsabilidade social. Mais do que assinalar o caminho percorrido, no 13.º Aniversário do Banco Local de Voluntariado do Concelho de Valongo, procurou-se traçar o caminho a percorrer na companhia dos principais agentes de mudança: os voluntários e voluntárias e as organizações que os recebem na sua “casa”.

Este momento de partilha, através de testemunhos na primeira pessoa (voluntários e organizações), terminou com a apresentação de um projeto de voluntariado implementado recentemente no município:

VOAR em Valongo!
Voluntariado Organizado Ação Reconhecimento

O Banco Local de Voluntariado que funciona na Divisão de Educação, Saúde e Ação Social da Câmara Municipal de Valongo é espaço de encontro entre pessoas que expressam disponibilidade e vontade para serem voluntárias e entidades promotoras de voluntariado que reúnem condições para integrar voluntários e voluntárias e coordenar o exercício da sua atividade em vários domínios.

As  comemorações que se realizaram dia 29 de abril no Fórum Cultural de Ermesinde tiveram como principais momentos:
 – sessão de abertura – José Manuel Ribeiro - Presidente da Câmara Municipal de Valongo;
 - “Voluntariado na 1ª Pessoa” // Testemunho de 2 voluntários - José Miguel Sousa e Nelson Martins;
- “Voluntariado nas Organizações” // EducaSom: “Voluntariado Inclusivo” – Manuela Sousa;
// Helpo: “Uma organização, vários projetos” – Sílvia Nunes
“VOAHR Municípios” //Apresentação do projeto // Pista Mágica: Escola do Voluntariado – Sónia Fernandes
 - Algumas reflexões
 - Encerramento - Vereadora da Ação Social e Igualdade - Manuela Duarte